Gráfica estabelece ciclo de palestras para estimular seus colaboradores

Uma palestra sobre vinhos – com direito a degustação – ou sobre taturanas, inseto cujo veneno pode até levar a morte, podem ser úteis para capacitar ou motivar uma equipe de vendedores de soluções gráficas? Na visão do diretor comercial da gráfica Stilgraf, Robison Borges, a resposta é sim. “O Ciclo de Palestras com temas de interesse geral, iniciado neste ano, já é um sucesso. A equipe não só aprovou como participa e sugere os assuntos para os novos encontros”.
Segundo Borges, é preciso olhar para as equipes comerciais de maneira diferente. “É óbvio que um vendedor precisa saber atender de maneira satisfatória, ter conhecimento sobre o produto ou serviço que comercializa e vende. No entanto, eles também necessitam de conhecimentos gerais, informações variadas para agregar valor à sua venda e incrementar o relacionamento com o cliente”, explicou.
As palestras acontecem uma vez por mês. Delas participam profissionais e chefes de áreas. “Na palestra sobre vinhos, por exemplo, um dos nossos profissionais é profundo conhecedor do tema e ajudou o nosso convidado – um sommelier – a apresentar o tema”, disse Robison. “Estes encontros nos possibilitam descobrir como existem pessoas interessantes em nosso grupo de trabalho”.
Conforme já foi citado pelo diretor, a equipe também pode participar escolhendo os temas dos próximos encontros. “As próximas palestras serão sobre papel – ressaltando o impacto de sua produção no meio ambiente – e carros com tração nas quatro rodas”, adianta. “As pessoas cujos temas sugeridos foram aprovados participam da apresentação colaborando com o conhecimento que têm sobre o assunto”.
Ainda no que se refere ao estímulo ao conhecimento, Borges comenta que mantém um mural – no qual insere informações que considera relevantes para a equipe – e disponibiliza as principais revistas semanais. “A área comercial é a alavanca de uma empresa. Se não tivermos a melhor equipe de vendas, de nada adianta ter as melhores máquinas gráficas”, disse.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email