Pesquisar
Close this search box.

GPS para se localizar na Bíblia

O GPS (Global Positioning System, ou Sistema de Posicionamento Global) não é uma invenção recente. Foi criado pelos Estados Unidos, em 1963, para facilitar a navegação via satélite, porém, somente em 1995 se tornou operacional. Hoje o sistema pode ser encontrado em um simples celular facilitando a localização de uma pessoa em qualquer lugar do planeta. E quem diria que até a Bíblia, com seus mais de dois mil anos de existência, adotaria o sistema para facilitar aos seus leitores localizar o que desejarem no livro sagrado.

Na realidade a Bíblia GPS, como foi, digamos, batizada, possui recursos que permitem ao leitor navegar e se localizar enquanto lê, fazendo a interligação entre diferentes acontecimentos.

A Bíblia GPS foi desenvolvida em parceria pela Sociedade Bíblica do Brasil e pela Editora Esperança para funcionar como um guia para o leitor se encontrar nas Escrituras Sagradas. Com facilidade, ele tem acesso a informações como, por exemplo, quando Moisés e Abraão viveram e que relação existe entre o Antigo e Novo Testamentos.

O texto bíblico na Nova Tradução na Linguagem de Hoje é apresentado em páginas duplas, nas quais o leitor recebe a orientação sobre onde se encontra no momento: em qual ponto do livro está e também em qual ponto da grande história de Deus com o ser humano.

Outra particularidade da Bíblia GPS diz respeito às referências auxiliares: elas não interrompem o texto bíblico. A sequência do texto permanece intacta, ou seja, o texto pode ser lido direto, de cima a baixo, porém, se o leitor olhar para as margens, terá informações auxiliares nas laterais.

Essas informações, também existentes no topo e no rodapé de cada página dupla, indicam referências cruzadas: a daquele trecho específico com o todo. Por exemplo, é possível ver qual posição o capítulo 37 de Gênesis ocupa no âmbito geral deste primeiro livro da Bíblia.

Outros recursos encontrados na Bíblia GPS são a sequência dos livros bíblicos, linha do tempo da cronologia bíblica, resumo da estrutura dos livros bíblicos, resumo do conteúdo de cada página dupla, indicação da respectiva etapa da história da salvação, introduções aos livros bíblicos, comentários breves sobre sete temas fundamentais da Bíblia e apêndice.

Com uma bela encadernação em couro sintético nas cores marrom e verde, ou pink e rosa claro, informações sobre a Bíblia GPS podem ser obtidas através do 0800-727-8888. Em Manaus, a Sociedade Bíblica possui uma unidade regional na rua Teresina, 80 – Adrianópolis, telefone: (92) 3131-3400.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar