Pesquisar
Close this search box.

Governo otimiza serviços essenciais em todo Amazonas

https://www.jcam.com.br/Upload/images/Noticias/2019/2Sem/08Ago/10/A8.jpg

Em meio a um cenário de cobranças e apertos orçamentários, governador do Amazonas Wilson Lima, articula ações para a manutenção de serviços essenciais no estado. Melhores estruturas para o serviço de segurança pública, busca de recursos em Brasília para a saúde e a entrega de mais de 100 obras em atraso, foram uma das áreas destacados pelo governador, na inauguração da nova sede da Depca (Delegacia Especializada em Proteção à Criança a ao adolescente) e 16 Cicom (Companhia Interativa Comunitária), realizada ontem (13), no bairro do Aleixo.

Com a limitação da LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal) – que controla os gastos dos recursos financeiros do Estado- o governador destacou que a princípio não será possível investir na criação de novos concursos para contratação de novos policiais. Segundo ele, a ideia é trabalhar para manter a eficiência dos serviços de segurança  dando melhores estruturas de trabalho para a polícia atender a população do estado. Ele destacou, que até setembro o Amazonas vai receber novos equipamentos do Ministério da Justiça que vai ajudar a municiar a polícia civil e militar. 

“A gente entende que é preciso incrementar e aumentar esse efetivo, só que por enquanto não tem como o Estado fazer isso dado a situação financeira e a lei de responsabilidade fiscal. O que estamos fazendo é trabalhando para otimizar esse atendimento para o cidadão municiando a polícia com melhores estruturas de trabalho”, disse.

Na área da saúde, Wilson Lima destacou, o enxugamento de contrato, a modernização no fluxo de informação de documentação – com a informatização da comunicação entre as unidade hospitalares- e o controle de para manter o estoque de medicamentos.

Além disso, ele falou da sua visita a Brasília, onde esteve reunido com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, para a criação de uma força-tarefa para estudar a situação atual da saúde pública no Amazonas. Segundo ele, a expectativa é que a equipe do Ministério da Saúde esteja no Amazonas daqui a 15 dias.

“Apresentamos alguns processos de habilitação de serviços que são realizados aqui no Amazonas que não são remunerados pelo SUS. O teto máximo da média e alta complexidade é de 25% para todo o país. Aqui no Amazonas essa média é de 14%. Precisamos aumentar esse teto e foi isso que fomos pedir ao ministro da saúde”, disse.

O governador se mostrou preocupado com o relatório levantado pelo Ministério da Saúde, que mostraram números que identificaram o estado como federação com o maior problema na área de saúde.

“Apresentamos um relatórios de vários processos, e ele vai montar o grupo para agilizar esses processos Temos uma oportunidade mudar o que está posto aí”, afirmou.

Infraestrutura

Na área de infraestrutura, são mais de 100 obras paradas para inaugurar. E para desafogar a logística de alguns setores econômicos no interior, serão entregues algumas obras do sistema viário em alguns municípios, o Prosai (Programa de Saneamento Integral) no município de Maués, entre outros.

“Estamos entregando esse ano parte de obras na AM-070, lá vamos entrega 20 quilômetros. Vamos entregar a primeira etapa do anel Sul que sai do café da Joelma e vai até o Sivam (Sistema de Vigilância da Amazônia), até a entrada da vivenda verde. Sistema viário do interior e o Prosai em Maués. Com essa obra vamos ter um incremento no sistema de esgotamento sanitário, uma cobertura de água potável de 90% para aquele município”, disse.

Nova sede do Depca e 16ª Cicom

A nova sede da 16ª Cicom da da Polícia Civil do Amazonas e da Depca, inaugurada ontem (13), no conjunto Morada do Sol, foi avaliada em R$ 1,2 milhão e teve as obras retomada pelo atual Governo, no início do ano. Em uma área de quase mil metros quadrados construídos, 26 salas e 88 vagas de estacionamento, o complexo de dois andares estava abandonado e com obras paralisadas há, pelo menos, dois governos.

“Nos próximos meses vamos inaugurar a mesma delegacia no município de Parintins da proteção da criança e do adolescente, da mulher e do idoso. E em Tabatinga vamos inaugurar no final do mês com o Amazonas presente”, disse.

 

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar