Pesquisar
Close this search box.

Governo libera quarta dose contra Covid-19 para pessoas acima de 50 anos e profissionais de saúde

O Ministério da Saúde divulgou uma nota em que recomenda, a partir deste sábado (4), a segunda dose de reforço, ou quarta dose, contra a Covid-19 em todo o Brasil. Poderão tomar a vacina pessoas com 50 anos ou mais e trabalhadores da saúde, de todas as idades, desde que a primeira dose de reforço tenha sido aplicada há mais de quatro meses. A medida foi antecipada pelo “GLOBO” na última quarta-feira.

Poderão ser usadas nessa nova etapa as vacinas da Pfizer, da Janssen e da Astrazeneca, independentemente da dose aplicada anteriormente. A ideia é reforçar a imunização para as pessoas que estiverem nessa faixa etária e para os trabalhadores que estão na linha de frente dos serviços de saúde e, portanto, correm maior risco de contaminação.

“Uma pesquisa feita pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, encomendada pelo Ministério da Saúde, mostrou que a combinação heteróloga para a dose de reforço, ou seja, de vacinas diferentes, é mais eficaz. Os resultados mostraram ainda que a dose de reforço pode aumentar em até 100 vezes a produção de anticorpos contra a Covid-19.”, destacou o órgão na nota.

Até agora, mais de 4,5 milhões de brasileiros tomaram a quarta dose. O comunicado enfatiza a importância de estados e municípios seguirem as orientações do ministério para o andamento da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19.

“A pasta segue a distribuição equânime e proporcional de vacinas Covid-19 para todo país, conforme a necessidade de cada unidade federativa”.

Até agora, o governo federal já distribuiu quase 500 milhões de doses para todo Brasil, garantindo a proteção de 77% da população brasileira com as duas doses. Mais de 85,9 milhões já tomaram a primeira dose de reforço.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar