Governo indica Eduardo Rios Neto para presidência do IBGE

O governo indicou o demógrafo Eduardo Rios Neto para presidir o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que vive hoje uma batalha por verbas para a realização do Censo Demográfico 2020, adiado devido à pandemia do novo coronavírus.

Rios Neto vai substituir Susana Cordeiro Guerra, primeira presidente do instituto no governo Jair Bolsonaro, que pediu demissão no fim de março.

Professor aposentado da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e membro da Academia Brasileira de Ciências, Rios Neto ocupa desde 2019 a diretoria de Pesquisas do IBGE. Foi levado ao cargo pela presidente que vai substituir.

O novo presidente do IBGE assumirá o cargo em meio a críticas do presidente Jair Bolsonaro sobre as estatísticas de desemprego do país. Na semana passada, o presidente repetiu questionamento feito há dois anos sobre a metodologia de cálculo do indicador.

“Estamos criando empregos formais mês a mês. Mas tem aumentado o desemprego por causa dessa metodologia do IBGE que atendia ao governo da época”, disse em entrevista à CNN. “No meu entender, é o tipo (de metodologia) errado. Pode mudar”.

A taxa de desemprego do IBGE, porém, capta o número de brasileiros em busca de emprego e não o fechamento ou abertura de vagas. Além disso, a pesquisa do instituto considera os trabalhadores formais e informais e não só os contratos de carteira assinada, como o cadastro do governo federal.

Realizado a cada dez anos, o Censo Demográfico prevê entrevistas em todos os domicílios brasileiros, com o objetivo de recolher informações sobre demografia, rendimento e acesso a serviços, entre outras, que são usadas para definir políticas públicas.

Guerra foi a segunda mulher a presidir o IBGE e a pessoa mais jovem a ocupar o posto. Antes, trabalhou como economista no Banco Mundial.​

Foto/Destaque: Divulgação
Fonte: Folhapress

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email