Pesquisar
Close this search box.

Governo firma consórcios com prefeituras do Alto Solimões

Neste sábado (16), representantes do governo do Estado e mais os prefeitos de todos os municípios do Alto Solimões irão formalizar dois consórcios relacionados à saúde e ao saneamento das cidades de Amaturá, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Fonte Boa, Jutaí, Santo Antônio do Içá, São Paulo de Olivença, Tabatinga e Tonantins. A solenidade de assinatura será realizada às 10h, no auditório do Ifam (Instituto Federal do Amazonas), no município de Tabatinga (distante 1.573km da capital).
Os consórcios fazem parte das ações do Proderam (Projeto de Desenvolvimento Regional para o Zona Franca Verde), executado pelo governo do Estado, por meio da Seplan (Secretaria de Planejamento) e implementado pela Ciama (Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas).
Para o presidente da Ciama, Aluizio Barbosa, além de intensificar a interação entre os municípios e o Estado, os consórcios irão facilitar a operacionalização regionalizada das ações de saneamento e de saúde. “Ações que já vêm sendo executadas pelo governo do Estado nestes municípios, por meio do Proderam”, completa.
Através do consórcio de saúde será possível uma gestão associada dos serviços públicos, de acordo com a necessidade de cada município. Na prática, o consórcio terá atuação efetiva da Susam (Secretaria de Estado de Saúde). “Essa associação vai facilitar não só o atendimento, mas um trabalho mais intenso na prevenção e promoção de saúde no Alto Solimões, uma região carente, por uma série de motivos, principalmente a distância geográfica em relação à capital.”, explica a coordenadora de Saúde do Proderam, Heliana Feijó.
Já o consórcio de saneamento possibilita a captação e utilização de investimentos para a melhoria dos serviços de saneamento básico, com maior escala de economia para a região. “Fazendo com que, unidos, os municípios tenham condições de sanar suas dificuldades de saneamento básico mais rapidamente e com menor custo”, destaca o coordenador do Proderam, Laércio Cavalcante.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar