Pesquisar
Close this search box.

Governo do Estado conclui apresentação dos estudos para nova fase do Prosamim ao BID

Governo do Estado conclui apresentação dos estudos para nova fase do Prosamim ao BID

O Governo do Estado, por intermédio da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), concluiu nesta terça-feira (15/12), na sede da unidade, por meio de videoconferência, a missão especial de apresentação dos diagnósticos e estudos de concepção para a elaboração de um novo programa nos moldes do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus na capital e no interior do estado.

Os subcoordenadores setoriais da UGPE das áreas de planejamento, engenharia, social, ambiental e jurídico-institucional, junto ao coordenador da Unidade de Gestão Integrada (UGI), Tiago de Paiva, apresentaram aos especialistas do BID, na segunda (14/12) e terça-feira (15/12), os estudos e planos que estão sendo realizados pelo Governo do Estado para as futuras intervenções em Manaus e Parintins.

O coordenador da UGI Tiago de Paiva, em participação especial, apresentou aos especialistas do BID os projetos desenvolvidos para modernização e integração digital da gestão pública, item para o qual o Banco possui recursos para investimento que poderão ser aplicados através do Programa. O governo já vem implantando projetos modernos de gestão como o Governo Digital, entre outros.

A UGI tem a missão principal de coordenar projetos estratégicos integrando as secretarias que compõem o Governo do Estado.

O subcoordenador setorial de Planejamento, Controle e Gestão da UGPE, Leonardo Barbosa, salientou a importância das missões de apresentação dos planos e projetos do Estado para a continuidade do Prosamim, uma vez que marcam o início formal de uma sequência de etapas para a negociação e aprovação do financiamento para o projeto. As reuniões expuseram aos especialistas do Banco, as problemáticas enfrentadas, as soluções e possíveis projetos inseridos nas intervenções para correção ou mitigação desses problemas.

O subcoordenador ressalta ainda que os diagnósticos e estudos apresentados aos especialistas do banco ultrapassam aspectos relacionados a obras de engenharia, indo além dos estudos de sistemas de esgoto sanitário, abastecimento de água, manejo de águas pluviais, habitação, urbanismo e disposição de resíduos sólidos.

“Os diagnósticos apresentados e avaliados durante essa primeira missão de avaliação do BID contemplaram o planejamento para a elaboração de estudos complementares de políticas de gênero, mudanças climáticas, planos de reassentamento e resíduos sólidos, com o intuito de balizar os projetos que cada município venha a receber”, afirmou o subcoordenador.

O subcoordenador ressalta que os especialistas do Banco avaliam se os estudos já realizados contêm as informações necessárias e suficientes para a elaboração dos projetos, ao mesmo tempo em que indicam a necessidade de estudos adicionais.

“Por exemplo, consta no projeto do novo programa a necessidade de ações para geração imediata de emprego e reativação da economia destinada a compensar os efeitos da pandemia de Covid-19, por meio da recuperação e manutenção da infraestrutura de saneamento básico existente na capital, dentre outras ações, afirmou Leonardo Barbosa.

O subcoordenador ambiental da UGPE, Otacílio Cardoso, ressalta que, nessa fase de apresentação de diagnósticos de um novo programa, expomos as informações coletadas pelas equipes multidisciplinares na capital e no interior do estado, como o cenário encontrado levando em conta as fragilidades e as metodologias que podem ser realizadas a fim de buscar uma solução para a correção dessas problemáticas.

“A intenção do Prosamim é encontrar soluções para melhorar a qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente, como problemas de abastecimento de água e os resíduos sólidos”, afirmou Cardoso.

O coordenador executivo da UGPE, o engenheiro civil Marcellus Campêlo, ressalta que o Prosamim é um programa de estado e que possui reconhecimento internacional pelos resultados positivos que apresenta nas problemáticas que se propõe a solucionar.

“O Prosamim vai muito além da UGPE e do Governo do Estado, pois através do programa buscamos soluções que são de grande importância para a população e o estado como um todo, o programa aporta recursos através de fortalecimentos institucionais com órgãos federais, estaduais e municipais a fim de melhorar a capacidade de trabalho e a estrutura operacional desses órgãos”, ressaltou Campêlo.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar