Governo do Estado assina portaria para concurso do Detran-AM

Nesta segunda (19/07) o governador do Estado, Wilson Lima, assinou a portaria que cria a comissão para o concurso público do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), que vai ofertar 60 vagas para nível médio e 150 para nível superior. Os salários iniciais são de R$ 2.300, para nível médio, e de R$ 5.500, para superior.

O anúncio foi realizado na Arena da Amazônia Vivaldo Lima, durante evento para criação de comissão do concurso. No local também foi realizada a entrega de equipamentos para a Segurança Pública do Amazonas.

Desde sua criação, em setembro de 1972, o Detran-AM nunca teve um concurso homologado. O único concurso que foi realizado foi em 1995, porém, nunca foi reconhecido oficialmente. As pessoas aprovadas nesse concurso que trabalham no órgão conseguiram exercer a função mediante decisão judicial.

“Só a sensibilidade do governador Wilson Lima poderia enxergar o Detran e as outras forças policiais que estão há mais de 10 anos sem concurso. O Departamento de Trânsito, que teve concurso há mais de 20 anos, infelizmente foi anulado, então é como se não existisse. Nunca houve seleção pública para ingresso de servidores efetivos no órgão”, esclareceu Rodrigo de Sá, diretor-presidente do Detran-AM.

Atualmente, o Detran Amazonas possui uma carência de servidores concursados. O órgão possui um quadro de servidores com idade acima de 60 anos. A maioria dos colaboradores são servidores celetistas contratados e estagiários.

“A minuta já está pronta para fazermos a criação do plano de cargos e salários para o concurso, uma estrutura para várias áreas de atuação dentro do órgão, inclusive em áreas específicas como agente de trânsito e examinador. Após o concurso, vamos fazer o curso de formação desses profissionais. Na medida em que a gente for chamando os concursados, os servidores antigos já aposentados vão deixando a instituição para dar lugar àqueles que foram aprovados. Com isso, acreditamos que o Detran Amazonas vai crescer cada vez mais com esse plano de cargos, carreiras e salários”, conclui o diretor-presidente.

Em Manaus, aplicativo traz facilidade no transporte de mercadorias 

Mobbi Brasil lança modalidade que permite o deslocamento de cargas de até 500kg

Fazer mudança ou transportar mercadorias pode ser um desafio sem um veículo próprio e adequado. Ciente disso, a Mobbi Brasil lança em Manaus a Mobbi Utilitário/Frete, uma categoria exclusiva para o deslocamento de cargas de até 500kg, que conecta quem deseja ter sua mercadoria transportada com condutores disponíveis para o serviço.

A modalidade pode ser a solução para quem conta com loja online ou brechó e quer fazer a entrega para clientes, para quem quer desapegar de um móvel sem uso e encontrou alguém interessado ou até mesmo para quem quer transportar para casa alguns produtos que acabou de adquirir em um saldão, por exemplo. 

A advogada Michele Gonçalves já passou por esses ‘perrengues’ e acredita que o aplicativo pode ‘quebrar o galho’ de quem busca apoio na hora de fazer mudanças e transportes.

“Eu já passei muito por esse problema, principalmente quando estava reformando a minha casa. Como não tenho condução própria, às vezes demorava horas para contratar alguém que fizesse o transporte das mercadorias. Ter um aplicativo com uma modalidade específica para isso é uma mão na roda”, pontua.

Responsável por trazer a Mobbi Brasil para Manaus, o empresário Luiz Viana destaca que a missão da empresa – criada pelos sócios Edenir Vieira e Alceu Turra – é apostar em funcionalidades que permitam atender as necessidades dos usuários, bem como facilitar a vida de quem trabalha ou tem interesse em apostar nesse serviço, já que poderá ser acionado com um clique.

“A categoria nova do aplicativo facilita que motoristas de pequenos utilitários, como Fiat Fiorino, encontrem pedidos de transporte de pequenas cargas para empresários e lojistas de pequeno e médio porte e até para fazer mudanças para pessoas físicas”, salienta.

Facilidades

Fundada em 2019, na Região de Sinop, em Mato Grosso, a Mobbi Brasil foi lançada em Manaus no último dia 12, focando na segurança e comodidade dos motoristas e passageiros. A plataforma chegou à capital com categorias diversas, que se adequam a cada necessidade dos usuários.

Disponível tanto para Android quanto iOS, o aplicativo conta com mais quatro modalidades além da Mobbi Utilitário/Frete: Mobbi Econômico (destinado a carros comuns, sem nenhum serviço específico, com taxas padrões de corrida); Mobbi Luxo (para carros de alto padrão); Mobbi Pet (com condutores que aceitam transporte de animais de estimação); e Mobbi Mulher (que mapeia somente motoristas do sexo feminino para o atendimento da corrida, bem como auxilia condutoras que queiram atender apenas esse público).

De acordo com o gestor da Mobbi Brasil em Manaus, a proposta da plataforma é justamente a de garantir facilidades para todos os cadastrados. “Com a possibilidade de escolher as diferentes modalidades, tanto o passageiro pode definir claramente o objetivo de sua solicitação como o condutor pode especificar quais serviços está apto a atender”, especifica.

O cadastro de motoristas e passageiros na plataforma é gratuito e o aplicativo já pode ser baixado pelo Google Play ou App Store. Para facilitar o contato com a equipe da Mobbi Brasil, os usuários podem contactar a Central de Relacionamento pelo número 0800 009 0021 ou o suporte regional pelo Whatsapp (92) 99295-7322.

Foto/Destaque: Divulgação

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email