14 de novembro de 2024

Governo do Am e Unicef realizam oficina de comunicação, para resposta rápida às emergências de estiagem

O evento é voltado para assessores de comunicação e técnicos de secretarias e órgãos do Estado, além de instituições públicas, privadas e do terceiro setor.

O Governo do Amazonas e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) realizam, na terça-feira (13), a Oficina de Planejamento de Comunicação Para Resposta às Emergências de Estiagem no Amazonas. O evento tem como parceiros a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb) e a Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE).

A oficina acontece das 8h às 18h, no auditório do Palacete Provincial, na Praça Heliodoro Balbi, S/N, Centro. É direcionada a assessores de comunicação e técnicos de secretarias e órgãos estaduais, que atuam no Comitê de Enfrentamento à Estiagem e outras instituições públicas, privadas e do terceiro setor.

Essa é a segunda oficina sobre a temática da estiagem realizada por meio da parceria entre Governo do Estado e Unicef. A primeira, com o tema Resiliência para Acesso a Água em Eventos Extremos – Estiagem 2024, foi realizada em 24 de julho.

De acordo com o secretário da UGPE, Marcellus Campêlo, a oficina de comunicação é importante para reforçar a rede de apoio e resposta às emergências no Estado; e uma oportunidade de troca de experiências com secretarias que já têm expertise no enfrentamento à estiagem.

“Será um espaço de troca e planejamento conjunto de estratégias de comunicação e engajamento comunitário, ferramentas para atuação e criação de planos de ação, compartilhar métodos e conteúdos”, afirma o secretário.

Do Governo do Amazonas, devem participar a Defesa Civil; Corpo de Bombeiros Militar (CBMAM); secretarias de Estado de Saúde (SES-AM), de Justiça e Cidadania (Sejusc), de Meio Ambiente (Sema), de Educação e Desporto Escolar, de Assistência Social (Seas) e de Produção Rural (Sepror); Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama); Fundação de Vigilância em Saúde dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP); Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) e Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam).

Foram convidados, ainda, representantes da Águas de Manaus, da Secretaria de Saúde Indígena (Sesai) e Distritos de Saúde Indígenas (Dsei), da Associação Amazonense de Municípios (AAM), do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Amazonas (Cosems), da Fiocruz, da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), Cáritas, Visão Mundial, Rede Jovens Comunicadores Makira ‘Eta, Mosaico de Áreas Protegidas do Baixo Amazonas, Federação das Organizações Indígenas do Alto Rio Negro (Foirn), Articulação das Organizações e Povos Indígenas do Amazonas (Apiam), entre outros.

A chefe do escritório do Unicef em Manaus, Débora Nandja, destaca a parceria entre o Governo do Amazonas e o Unicef, que conforme explica, tem possibilitado a realização de uma série de agendas estratégicas. Diante de mais uma situação de estiagem no Estado, prossegue ela, o objetivo é implementar medidas preventivas e de cuidados para crianças e adolescentes.

“As ações visam reduzir os impactos na saúde, nutrição, acesso à água potável, além de atuar na proteção contra violência e educação. Nesta parceria, também são produzidos esforços com organizações indígenas, outras agências da ONU e parceiros locais, visando adaptação às mudanças climáticas”, explica Débora Nandja.

A programação está dividida em quatro módulos: Contexto Local de Estiagem e Introdução à Comunicação de Risco, Planejamento e Estratégias de Comunicação, Engajamento Comunitário e Mobilização, além de Implementação e Ferramentas Práticas.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.

Veja também

Pesquisar