Pesquisar
Close this search box.

Governo avalia que o pior momento da inflação já passou

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse ontem que “o pior momento da inflação já passou”, e que, graças ao histórico de convívio que o Brasil teve com altos índices inflacionários, a autoridade monetária brasileira conseguiu “sair na frente”, adotando ferramentas capazes de frear o processo inflacionário.

As afirmações foram feitas durante o painel Erosão da Ordem Pública Internacional e o Futuro, no Décimo Fórum Jurídico de Lisboa, na capital portuguesa. Durante o discurso, Neto lembrou que o Brasil “é um dos poucos países que no meio desse processo está tendo revisões para cima” do PIB (Produto Interno Bruto).

“Inclusive a nossa última revisão no BC aumentou (a previsão de crescimento do PIB) de 1,5% para 1,7% (em 2022). Provavelmente teremos PIB forte no segundo trimestre. Obviamente, em algum momento, tudo que estamos fazendo vai gerar alguma desaceleração no segundo semestre. Mas ainda assim o crescimento é bastante melhor do que se esperava no início do ciclo de ação”, disse Campos Neto.

Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, discursa em evento em Lisboa (Portugal) — Foto: Reprodução/IDP/CIDP

A experiência que o Brasil tem com o combate à inflação tem ajudado na definição estratégica para amenizar este problema. “Como nós no Brasil entendemos que era problema mais de demanda, na minha opinião, até um pouco antes dos demais países, o BC do Brasil saiu na frente porque temos memória de inflação muito maior, e mecanismos de indexação muito mais vivos”, disse.

Campos Neto ressalta que todos os países estão subindo juros e que, enquanto alguns países estão no meio do caminho, o Brasil já está muito perto de ter feito o trabalho todo. “Vamos ver ainda alguns países subindo bastante os juros”, acrescentou.

Ainda segundo Campos Neto, o Brasil ainda apresenta um “componente de aceleração de inflação”. Ele, no entanto, disse acreditar que o pior momento da inflação já passou. “Temos algumas medidas desenhadas pelo governo que ainda precisamos entender os efeitos delas no processo inflacionário, o que ainda não está claro, mas o Brasil fez o processo antecipado e acreditamos que nossa ferramenta é capaz e vai frear o processo inflacionário”.

Na avaliação do presidente do BC brasileiro, os índices inflacionários que estão sendo registrados em diversos países têm como origem uma “desconexão entre preços e investimentos” que vai além do petróleo, abrangendo também os alimentos.

“Os governos estão enfrentando o dilema de garantir segurança energética e alimentar para a população”, disse. Nesse sentido, “muitos países, em função da guerra, estão adotando medidas protecionistas que estão contaminando o resto da cadeia de inflação”. “E o anseio de gerar segurança alimentar e energética dos governos está sendo feito de maneira descoordenada e gerando queda de investimento”, acrescentou ele.

Segundo Campos Neto, a falta de coordenação está gerando queda em investimentos tanto em energia quanto em alimentos. “Precisamos entender que quem produz alimentos e energia não é o governo, mas o setor privado e que o governo tem de endereçar o problema das classes sociais mais baixas, mas não pode se desviar das práticas de mercado, porque, no final das contas, são os mercados que produzem alimentos e energia”, completou.

Perfil

Presidente atropela aliados

O Centrão não gostou nada de uma possível escolha de Walter Braga Netto para ser o vice na chapa de Bolsonaro na campanha pela reeleição. Todos torcem que a deputada Tereza Cristina (PP-MS), ex-ministra da Agricultura, seja a escolhida. O núcleo político pró-governo considera a parlamentar um nome forte para a disputa. O presidente justificou a decisão pelo ex-ministro da Defesa – a tentativa de criar um fato novo (avaliam analistas) para desviar o foco da mídia que tem repercutido a prisão de Milton Ribeiro, acusado de comandar um galpão de negócios privilegiando pastores evangélicos com a distribuição de verbas do Ministério da Educação.

O certo é que Bolsonaro se vê cada vez mais encurralado. Atropela os aliados, que veem suas ações como intempestivas e não estratégicas para quem pretende comandar o País por mais quatro anos. Porém, as últimas pesquisas apontam que a diferença em relação a Lula, seu potencial adversário na próxima corrida presidencial, vem diminuindo em termos de intenções de voto, o que dá ânimo para apostar na possibilidade de uma vitória este ano. Existe ainda muito trabalho. Na realidade, por enquanto não há favoritos. Só mais adiante teremos um cenário mais consolidado.

Juntos?

Bolsonarista de carteirinha, o deputado federal Silas Câmara (Republicanos-AM) declarou o seu apoio ao senador Eduardo Braga (MDB-AM), pré-candidato ao governo do Amazonas. Os dois têm sido vistos em público demonstrando aliança para as próximas eleições. Braga já fechou com Lula pela corrida presidencial, o que gera muita especulação tendo o colega como aliado. Agora, o principal questionamento é – será que Câmara também vai apoiar o petista? Seria uma guinada de 360 graus.

Javari

O MPF recomendou à Funai adotar medidas para estruturação e modernização das Bases de Proteção Etnoambiental no Vale do Javari, em Atalaia do Norte. O órgão constatou precariedades na estrutura disponibilizada aos agentes da Força Nacional atuantes na região, além do déficit de pessoal da própria equipe. O prazo para manifestação sobre o acatamento da recomendação é de dez dias. A pouca presença do Estado abre precedentes para ações do crime organizado. É hora de mudar.

Reconstituição

Até sexta-feira (01), A Polícia Civil do Amazonas e a Polícia Federal devem fazer uma reconstituição do assassinato do indigenista Bruno Araújo Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips, do jornal ‘The Guardian’. Até agora, foram ouvidas 20 pessoas sobre o caso – 17 testemunhas e três suspeitos. Ontem, os policiais deram início a um reconhecimento da região onde Bruno e Dom foram executados e enterrados. O mundo pressiona o Brasil para esclarecer o crime. Muita coisa precisa ser esclarecida, segundo os investigadores.

Caprichoso

Parintins está em festa. O Caprichoso suplantou o Garantido na nova edição do festival após dois anos parado por conta da pandemia. O bumbá vitorioso já deu mostras desde a primeira noite de apresentação que teria muitas chances de sair vencedor. Sua performance levantou o público nas arquibancadas e gerou até muita admiração dos torcedores das cores adversárias. Turistas brasileiros e estrangeiros saíram extasiados com o espetáculo realizado no meio da floresta amazônica. Algo sem igual no mundo.

Bioeconomia

Manaus sediará o maior evento de bioeconomia e tecnologia da Região Norte, segundo seus organizadores. De 30 de junho a 2 de julho, a ExpoAmazônia BIO&TIC 2022 promete reunir grande público no Centro de Convenções Vasco Vasques, na avenida Constantino Nery, zona norte da cidade. Expertises e empresas dos segmentos locais e de outros Estados vão mostrar inovações. As exposições serão realizadas das 14h às 20h. O Amazonas demonstra suas potencialidades aos investidores. Louvável.  

Alerta

A Fundação de Vigilância em Saúde voltou a alertar a população que mantenha os cuidados básicos com a Covid-19. E ainda pede que as pessoas tomem as vacinas para combater a disseminação da doença, que começa a aumentar na região. Nos últimos meses, a prefeitura e o governo do Amazonas fazem mutirões para ampliar a cobertura vacinal na capital e nos outros 61 municípios do interior. O problema é que negacionistas de plantão se negam ainda a tomar os imunizantes. É muita ignorância.

Violência

Infelizmente, Manaus está no ranking das cidades mais perigosas do mundo em 2022 no quesito índice de taxa de homicídios por 100 mil habitantes. É o que aponta a empresa alemã Statista. Os dados têm como base levantamento do Conselho Cidadão para a Segurança Pública e a Justiça Penal do México, uma das principais entidades no monitoramento de taxas de crimes violentos, segurança pública, narcotráfico e políticas de governo. Lamentável. O sentimento de insegurança é muito grande.

Petrobras

Os petroleiros argumentam que a eleição de Caio Paes de Andrade para presidir a Petrobras é inconstitucional. O sindicato da categoria está ajuizando uma ação contra a medida. Eles classificam a nomeação como ilegal e prometem pressionar Jair Bolsonaro (PL) a recuar na decisão. Só este ano, pelo menos cinco presidentes já passaram pelo comando da empresa. Os reajustes seguidos nos preços dos combustíveis são uma pedra no caminho no projeto de reeleição. A crise se acirra.

FRASES

“É a vitória de quem levou o festival a sério”.

Jender Lobato, presidente do Caprichoso, sobre resultado em Parintins.

“Relatório trará impacto financeiro de R$34,8 bilhões”.

Fernando Bezerra (MDB-PE), senador, relator da PEC do vale-gás.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar