Pesquisar
Close this search box.

GOTAS GEOGRÁFICAS

Tenho no meu ambiente de trabalho um apaixonado por Geografia. Situação semelhante ocorre entre os meus familiares, ela em suas viagens pelo mundo afora sempre deu um show no quesito Geografia, os olhos até brilham! A esses dois queridos eu dedico a coluna de hoje, especialmente voltada a curiosidades geográficas.

FRONTEIRA X DIVISA X LIMITE

“Fronteira” separa países (fronteira Brasil, Argentina, Paraguai; fronteira dos Estados Unidos com o México; fronteira da França com a Suíça). “Divisa” separa estados (divisa do Rio Grande do Sul com Santa Catarina). “Limite” separa cidades (limite de Manaus com Itacoatiara).

DISTÂNCIAS CONTINENTAIS

Ouve-se muito essa adjetivação no tocante ao Brasil, um país plural em diversos aspectos, inclusive no territorial. Temos, sem sombra de dúvida, dimensões geográficas que poderiam equivaler a um continente, dada a grande extensão da outrora terra brasilis. Não precisamos ir longe, as dimensões territoriais do estado do Amazonas já ilustram bem essa característica.

ILHA X PENÍNSULA

 “Ilha” é uma porção de terra cercada de água marinha, fluvial ou lacustre. No entanto, “península” é uma porção de terra que é quase totalmente cercada por água, mas está ligada ao continente por um de seus lados. No Brasil, me ocorre um exemplo para lá de afetivo, o da belíssima Ilha de Santa Catarina. Na Itália, um exemplo, não menos afetivo, é o da exuberante Península Itálica. Fica a dica.

Joyce Tino

Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar