Google lança serviço de localização de endereços

O Google lançou nesta terça-feira, a versão brasileira do Google Maps, serviço que permite encontrar endereços e traçar rotas na internet. Até o fim do ano, as empresas brasileiras poderão colocar gratuitamente suas informações nos mapas do Google, com nome, endereço, telefone, descrição e até foto. “Mesmo as empresas que não tiverem um site próprio poderão ter presença na internet”, disse Alexandre Hohagen, diretor-ge­ral do Google Brasil. Quem tiver um site, poderá incluir também o endereço da internet no mapa.Assim como outros serviços do gigante da internet, o modelo de negócios do Google Maps é baseado na receita publicitária. Os anúncios de texto, chamados links patrocinados, aparecem do lado dos mapas. O anunciante poderá vincular o anúncio a uma região geográfica e mostrar no mapa a sua localização, quando o internauta clicar.

O Google Maps permite a criação de mashups, que são a combinação das informações do Google com outras aplicações. “As pessoas podem colocar o Google Maps no seu site e identificar o que quiser”, explicou Pa­trícia Pflaeging.

Os mapas foram fornecidos pela Maplink e o Google fechou parcerias de conteúdo com empresas como Guia da Semana, Oba Oba, Basilico e WebMotors, para abastecer os mapas com informações sobre lugares como restaurantes e concessionárias de veículos. O laboratório do Google em Belo Horizonte foi o responsável pela adaptação do serviço para o Brasil. “Começamos em maio do ano passado”, contou Bruno Diniz, engenheiro de software que está à frente do projeto. Desde setembro as imagens do Brasil estão disponíveis. Em maio, começou a ser possível identificar endereços e, em julho, traçar rotas. A partir de amanhã, dará para fazer buscas por temas, como “pizzaria no Itaim”. O Apontador, empresa brasileira especializada em mapas, vê como positiva a entrada do Google no mercado local. “O Google é mais um parceiro que um concorrente”, afirmou Rafael Siqueira, diretor de Tecnologia do Apontador.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email