4 de março de 2021

GM tem melhor média entre os carros mais vendidos em janeiro de 2019

https://www.jcam.com.br/Upload/images/Noticias/2019/1Sem/02Fev/08/1202_B2a.jpg
Em janeiro, a GM obteve 20,23% do segmento de automóveis, seguida pela VW com 14,42%. A Fiat ficou com 9,68%

O mercado de automóveis e comerciais leves começou bem o ano de 2019. A alta foi de 8,67% em relação ao mesmo período de 2018, significando que o Brasil já iniciou com pé direito o novo período. Foram 190.752 unidades, um volume 15,21% abaixo do verificado em dezembro, o que é natural nas viradas de ano.

Em janeiro, a GM obteve 20,23% do segmento de automóveis, seguida pela VW com 14,42%. A Fiat ficou com 9,68%, enquanto Ford, Renault e Hyundai ficaram praticamente empatadas com 8,99%, 8,89% e 8,28%, respectivamente. Nos comerciais leves, a Fiat continua dominando com 38,26%, seguida de longe pela VW com 16,49%.

A Toyota passou a GM em comerciais leves, tendo participação de 12,08% contra 11,44% da rival americana. A Hyundai ficou em quinto com 6,63%, enquanto a Ford “sextou” com 5,68%. No geral, a GM se distanciou das demais com 18,99% ante 14,71% da VW e 13,72% da Fiat.

Toyota, Renault e Ford quase empataram com 8,60%, 8,57% e 8,52%, respectivamente. Faltou a Hyundai nessa briga, mas ela ficou com 7,12%. A Honda já sente a aproximação da Jeep, tendo ficado com 5,18% ante 4,67% da americana. Isolada mesmo está a Nissan com 3,41%.

Citroën e Peugeot lideraram o segundo pelotão, com Mitsubishi e Mercedes-Benz ainda acima de mil unidades. Faltando 2 carros para esse nível, a Chery aparece em seguida. Mais atrás vem Kia, Audi e BMW, as duas últimas quase empatadas. Volvo, Land Rover e Suzuki fecham o Top 21 da Fenabrave.

“Desfeita a mala”, o Onix continua emplacando bem até demais, colocando mais de 10 mil sobre o Ka e vendendo mais que este e o HB20 juntos. O Prisma é outro que continua em campo e jogando bem, ficando em quarto e perto do coreano. O Polo cumpre sua missão de estar entre os 5 mais vendidos, tendo Kwid em seguida.

Gol e Argo quase empataram, enquanto o Renegade se firma na liderança dos SUVs em 2019 (será campeão este ano?). O Mobi, discreto, fechou o Top 10. O Compass aparece em seguida e com ele o (ainda vivo) Fox. Dez carros atrás, o Corolla pode estar se despedindo, não do mercado, mas do Top 10.

HR-V, Sandero e Virtus aparecem bem, enquanto Kicks e Creta insistem em andar juntos. Yaris e EcoSport fecham os 20 mais vendidos. O Cruze foi disparado o hatch médio mais vendido, superando bem as vendas de dezembro. O A250 da Mercedes vendeu mais que o Focus, em fim de carreira, emplacando 110 ante 107 do hatch argentino.

Nas peruas, a Weekend deu uma desovada maior nos estoques, enquanto o segmento de esportivos viu 911 e Boxster venderem mais que Mustang no mês passado: 24/23 alemães contra 22 exemplares muscle cars.

Nos comerciais leves, Strada e Toro mantém a ponta nessa ordem, tendo a Hilux definitivamente em terceiro, passando de vez a Saveiro. A S10 ficou isolada, enquanto Ranger e Amarok ficam próximas. Fiorino e Oroch também venderam mais de mil em janeiro. Montana e L200 ficaram acima de 800 vendidos.

Automóveis

1º GM/ONIX 18.842

2º FORD/KA 8.023
3º HYUNDAI/HB20 7.249
4º GM/PRISMA 6.924
5º VW/POLO 5.433
6º RENAULT/KWID 5.336
7º VW/GOL 4.966
8º FIAT/ARGO 4.920
9º JEEP/RENEGADE 4.783
10º FIAT/MOBI 4.413

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email