Pesquisar
Close this search box.

Gilberto Carvalho destaca serviços do SESI

O presidente do Conselho Nacional do Serviço Social da Indústria (SESI), Gilberto Carvalho, se surpreendeu com a infraestrutura e a organização da Escola SESI Dr. Francisco Garcia, onde funciona creche para 2.200 crianças, filhas de industriários, e disse que pretende levar o modelo da unidade para os outros Departamentos Regionais da instituição.
“Estou encantado com o que vi aqui. Posso testemunhar que no Brasil não existe nada parecido com a qualidade, extensão e dimensão desta creche. Cumprimento a direção e todos os funcionários do SESI Amazonas pelo belíssimo trabalho. Quero levar essa experiência para que o Brasil inteiro conheça”, disse Gilberto Carvalho.
Gilberto Carvalho esteve em Manaus, em visita às unidades educacionais da instituição e para o acompanhamento dos projetos estratégicos sociais do SESI, ViraVida e Cozinha Brasil. Carvalho foi recebido pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), Antonio Silva, e os vice-presidentes, Moysés Israel e Nelson Azevedo.
De acordo com Antonio Silva, a vinda de Carvalho ao Amazonas representa a parceria e o apoio do SESI Nacional às ações do Sistema FIEAM que seguem o direcionamento proposto pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) às Federações.
“É importante receber o novo presidente do Conselho Nacional do SESI para que ele conheça nossas particularidades e o que desenvolvemos com os recursos destinados ao SESI Amazonas, à indústria e comunidade. Vê-lo impressionado com nosso trabalho na educação de crianças, jovens e adultos, bem como no incentivo à qualidade de vida do trabalhador, nos alegra e nos motiva a continuar desempenhando serviços de excelência”, declarou o presidente da FIEAM.
O presidente do Conselho Nacional do SESI seguiu uma agenda de visitas, nesta segunda-feira, que contemplou também o Clube do Trabalhador, no bairro São José, Escola SESI Dr. Adalberto Valle, no Adrianópolis, e o Centro de Atividades Dr. Dioclécio de Miranda Corrêa, no São Jorge.

Educação na inclusão social e na alimentação saudável
Na avaliação de Gilberto sobre os projetos estratégicos do ViraVida e da Cozinha Brasil, o Departamento Regional do SESI/AM está caminhando bem e com bons resultados. Em mais de três anos de implantação do projeto no SESI Amazonas, aproximadamente 150 jovens que tiveram algum abuso sexual tiveram a oportunidade de recomeçar suas histórias, tendo acesso à educação básica e profissional, acompanhamento psicológico e a inclusão no mercado de trabalho.
“O que fazemos é como se fosse apenas uma gota do oceano, mas as diversas histórias de superação, de conquista e determinação de jovens atendidos pelo ViraVida, nos impulsionam a realizar cada vez mais esse trabalho social. A iniciativa do SESI Amazonas e as parcerias das demais instituições públicas e privadas mostram o compromisso de todos na efetiva missão deste projeto de transformar vidas”, destacou Carvalho.
O SESI Amazonas acompanha a 4ª turma do programa, que funciona no Regional desde 2012. Neste ano, 92 alunos entre 14 a 21 anos, que tiveram traumas por exploração sexual, estão em atividade de capacitação profissional e em tratamento psicossocial realizados pela equipe multiprofissional do SESI Amazonas e dos demais parceiros, dentre eles o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) que oferece cursos de qualificação para o ingresso dos jovens no mercado de trabalho.
Segundo a diretora técnica do SESI/AM, Rosana Vasconcelos, 28 alunos da terceira turma do ViraVida do Amazonas vão se formar, em novembro, e já estão passando pela efetiva transformação comportamento, de visão de mundo e de perspectiva de futuro.
“O ViraVida tem um valor imensurável para as crianças e jovens que estão à margem da vulnerabilidade da exploração sexual. O projeto resgata esses jovens e lhes dá acesso a educação e às atividades lúdicas e sociais para que consigam superar o que passaram e ainda serem preparados para um emprego”, explica Rosa Vasconcelos.
Com relação ao Programa Cozinha Brasil, Rosana revela que o trabalho possui uma abrangência cada vez maior e que, somente em 2015, mais de três mil pessoas já passaram pelo curso de reeducação alimentar e aproveitamento dos alimentos na íntegra.
“Estamos num esforço de trabalhar cada vez mais com o público infantil de nossa instituição para que a reeducação alimentar comece na base da família e que nossos alunos contribuam na cultura da boa alimentação e do não desperdício dos alimentos e seus nutrientes dentro de casa. Estamos também conscientizando os pais de nossos alunos em reuniões bimestrais sobre a importância da alimentação para o crescimento e qualidade de vida de toda a família”, destacou a diretora técnica do SESI Amazonas.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar