Pesquisar
Close this search box.

Gestão & Carreira

Hoje vamos falar sobre avaliações e resultados, quero me focar claro em carreira e mercado de trabalho, e sobre carreira relacionada aos profissionais e mercado relacionado a empresas. Tenho recebido um grande número de profissionais que gostariam de mudar de empresas para conquistar melhores oportunidades e crescimento profissional.

Em alguns casos, percebo que o profissional não está feliz e satisfeito com o trabalho que vem realizando, muito menos com sua remuneração e mesmo assim por falta de ação ou atitude ele permanece por anos no mesmo lugar, triste e entediado com o trabalho. Também devemos observar o lado positivo, ele possui um líder que consegue convencê-lo de que não existe nada melhor lá fora no mercado. E aí ponto para o líder que consegue ser bastante persuasivo e reter o talento na organização. Na semana passada, conversei com um ótimo profissional, um especialista com características diferenciadas e difícil de ser encontrada no mercado atual, ele possui um excelente relacionamento, boa networking, flexibilidade, forte empatia, é habilidoso em negociações e no trato com pessoas. Todas essas características são bem utilizadas a favor da empresa em que o mesmo representa. Apesar de não se sentir hoje feliz em sua atual empresa ele não consegue utilizar todos os atributos a seu favor na busca de uma nova colocação, não consegue negociar melhoras em sua remuneração e ainda precisa agir como se nada estivesse acontecendo. Nesse caso, eu sugiro que seja avaliada a condição atual com a média de mercado ou mesmo o que vem praticando o mercado em termo de remuneração em sua área de atuação. Por outro lado, demonstra que é um profissional fiel a empresa, e mesmo sendo prejudicado em vários aspectos ainda assim não toma uma atitude a seu favor de buscar novas opções no mercado.

Empresas em busca de resultados

Fazendo uma rápida analogia, as empresas não demonstram tanta fidelidade aos profissionais e como não poderia deixar de ser, as empresas são criadas para gerar resultado. As organizações voltadas para resultado não medem esforços para conseguirem resultados em curto espaço de tempo. Existem empresas que estão contratando inclusive os prepostos de seus representantes, demonstrando claramente que não há compromisso com seu representante, por outro lado, os gestores que administravam a carteira devem ficar atentos, afinal pode ser que amanhã ele seja convidado a se tornar um representante autônomo e perca seus benefícios e seu registro.

Vejamos o seguinte exemplo de empresas comerciais que possuem representantes: esses representantes possuem alguns consultores ou vendedores e como em todo negócio existem os que mais se destacam e conseguem melhores resultados em relação a seus companheiros, esses que estão em destaque certamente serão convidados a compor o quadro de representantes autônomos recebendo uma comissão maior e menor do que o valor pago a empresa de representação, tendo inclusive que assumir o custo fixo antes absorvido pela representação como, ajuda de custo e outros benefícios. É importante que todos façam uma profunda avaliação, os consultores ou vendedores, o próprio representante que deve buscar novas representadas ou migrar para se tornar também um representante autônomo eliminando sua equipe, uma vez que a representada deve absorver os melhores consultores do representante, da mesma forma, as gerências que fazem a administração de vendas das empresas de representação devem estar atentas a estratégia da empresa e começar a se movimentar em busca de novas oportunidades para se manter na mesma posição, caso contrário, podem ser rebaixada e a convite da empresa vir a compor o quadro de representantes comerciais autônomos.

Visão mercadológica

Todo profissional deve ficar atento às mudanças do mercado, percebendo as atuais mudanças e se adequando aos novos conceitos de negócios, as organizações são atentas e não esperam por um resultado negativo. Elas imediatamente agem em

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar