Gerenciamento do tempo e produtividade

Você também tem a sensação de ter mais coisas para fazer do que horas disponíveis? Tem a percepção de que não terá tempo para realizar tantas tarefas? Tem sentido um grande ansiedade ou stress por um excesso de trabalho? 

Ótimo! Este artigo é uma sugestão para você avaliar a “quantas anda” seu gerenciamento do tempo e sua produtividade para assumir a liderança, ao menos, da sua vida. 

Gostaria de compartilhar sobe gestão do tempo na perspectiva além do tempo cronológico para administração da rotinas e tarefas que geram mais produtividade, mas também no olhar de tempo como bússola para alcançar seus sonhos, como norte para priorização do que realmente é importante para sua saúde física, emocional, mental e espiritual.

Tempo é recurso democrático, todos em qualquer lugar do planeta possuem o mesmo tempo. Ele não volta e não sabemos ao certo quando terminará, por isto deve ser utilizado com sabedoria a ponto de focarmos o que realmente nos trará benefícios para uma vida plena e feliz.

E como líder, o gerenciamento do tempo não é sobre como planejar cada segundo do seu dia, mas sim, sobre otimizar as horas disponíveis para cada pilar da sua vida, considerando como realizar um planejamento que ofereça resultados produtivos, sabendo priorizar, tendo a capacidade de dizer não, não viver pensando na próxima tarefa, ter objetivos e metas para ação produtiva, eliminar o excesso de perfeccionismo e garantir mais foco no que é realmente importante.

Uma estratégia cíclica e contínua poderia incluir as seguintes etapas:

Conhecimento e Auto Conhecimento: Gerir o tempo requer administrar quanto precisará para executar as tarefas  e destinar as horas determinadas para cada atividade. Não há como realizar uma boa  gestão sem ter autoconhecimento, sem conhecer a sua capacidade produtiva e a capacidade produtiva da equipe a sua volta. Pergunte-se e avalie:  Quantas páginas eu leio atentamente por minutos? Quantas horas eu necessito de sono para revigorar? Em quantas horas/minutos a minha concentração diminui? Quanto tempo eu demoro para executar as principais atividades do meu trabalho?

Ter esta noção ajudará sobremaneira a melhor distribuição de suas rotinas pessoais e profissionais, sem gerar frustação e sem perder o controle do que é possível ser executado.

Defina Objetivos: É preciso ter clareza sobre o que você quer alcançar, é a visão vertical para determinar o que é essencial para uma boa administração do tempo, e servirá de base para segunda tática: a definição de metas.

Estabeleça Metas: Por meios de metas é possível dividir um grande objetivo em pequenas etapas alcançáveis para fazer uma gestão de tempo eficaz. As mentas são visão horizontal do processo a ser organizado e planejamento dos período, estrutura as atividades da sua rotina e foca para fazer o melhor trabalho em menos tempo em busca de conquistar o que se deseja.

Definir Prioridades: É muito mais fácil determinar as suas prioridades quando você já conta com objetivos claros e metas definidas,  por que é preciso abrir mão de certas atividades que não são obrigatórias nem contribuem para atingir seus objetivos. 

Identifique Ladrões de Tempo: Você sabia que em média temos 56 interrupções diárias no decorrer do dia de trabalho?  Em média 7 interrupções por hora ou 1 a cada 8 minutos. E o pior 80% das interrupções não são importantes. Entender suas distrações levarão você a diminuir ou excluir o que tem tirado você dos seus objetivos principais.

Faça Acontecer: Indico o GTD com 5 passos interessantes para fazer acontecer – Coletar: Transfira da sua mente para o papel ou um aplicativo tudo o que você precisa fazer. Processar: Análise todas as tarefas e veja quais exigem uma ação da sua parte. Organizar: Organize sua lista de acordo com a importância das tarefas e defina um prazo para cada. Revisar: A cada dia ou semana, inclua novas tarefas na lista e, se for preciso, redefina as prioridades. Fazer: Execute suas tarefas.

Espero ter ajudado e reforço que o importante é usar o tempo em lugares certo, para fazer as tarefas certas, estipulando prioridades e obrigações a ponto de gerir suas rotinas para todas as áreas da sua vida e não somente profissional.

Tenho certeza que desta forma, você será uma pessoa muito mais pontual e disciplina terá mais resultados efetivos, alcançará mais rápido suas metas, aumentará o nível de sua produtividade, diminuirá o estresse e ansiedade, melhorará a sua reputação profissional e terá uma vida ainda mais feliz. 

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