Pesquisar
Close this search box.

Geração de energia elétrica tem incremento de 6% em setembro

Conforme dados preliminares divulgados ontem pelo ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), geração de energia elétrica em setembro registrou aumento de 6% em relação a setembro do ano passado. A taxa de setembro indica uma aceleração no ritmo de crescimento na geração de eletricidade em relação aos meses anteriores, repetindo movimento observado no primeiro trimestre.

Em março, por exemplo, a geração atingiu 52.005 MW médios, recorde absoluto na história do país, com expansão de 5,39% em relação a março do ano passado e em abril a taxa subiu para 7,52%.

Nos meses seguintes, porém, o ritmo foi mais suave, reduzindo-se para 5,13% em maio, 3,7% em junho, 3,97% em julho, 3,1% em agosto e os 6,0% em setembro. No período acumulado em 12 meses, a variação até setembro atingiu 4,4%, em relação a igual período anterior. Em relação a agosto, a geração média de setembro registrou um aumento de 1,3%.

O ONS atribui o ritmo maior em setembro às temperaturas mais altas observadas no mês passado, especialmente na região Sudeste/Centro-Oeste, que liderou o aumento no consumo de energia em setembro, com avanço de 7,1% em relação ao mesmo mês de 2006.

A menor expansão no mês passado foi no Nordeste, com avanço de 3,2%, seguida da região Norte, com 4,1% e o Sul, com 5,4%. Além da temperatura, o ritmo de geração de energia acompanha, de perto, o ritmo da atividade econômica, especialmente da indústria.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar