Pesquisar
Close this search box.

Genipabu, estrela pertinho de Natal

 Visitar o Rio Grande do Norte e não conhecer a praia de Genipabu é um verdadeiro pecado. Para começar, a paisagem natural recheada de conceitos ecológicos encanta de tal forma que antes mesmo de usufruir dos muitos produtos do local, o visitante já está meio que satisfeito. Imagine estar em um oásis no meio do deserto formado por dunas brancas que cercam incontáveis lagoas de água doce.

Considerada a praia com as dunas mais altas do Brasil, Genipabu é roteiro obrigatório de qualquer turista de passagem pelo Rio Grande do Norte. O mar e a lagoa já seriam suficientes para garantir o sucesso da viagem, mas quando os atrativos agregados começam a surgir é que o turista confirma a escolha acertada de roteiro que fez.

Nas imensas dunas de areia branca, por sinal um dos principais cartões postais do Nordeste brasileiro, uma das atrações é o passeio de buggy. Eles existem em quase todas as praias do Rio Grande do Norte, mas é em Genipabu que ele oferece opções de tirar o fôlego. Por isso, quando o bugueiro perguntar se quer o passeio “com ou sem emoção” é bom pensar bem antes de responder. A descida pelas dunas pode lembrar uma montanha russa sem os trilhos.

Em caso de dúvida, é bom optar por algo menos radical. Com tantas dunas lindas na região, fica fácil associar alguns pontos com verdadeiros desertos e oásis. Foi justamente através dessa semelhança que algumas pessoas acertaram na popularização de alguns passeios. O dromedário está entre esses passeios super divertidos. É possível percorrer por dunas e até mesmo pela costa da capital sobre esses animais tão típicos das Arábias, mas que ganharam espaço importante no turismo de do Rio Grande do Norte.

As dunas de Genipabu são tão encantadoras que já foram cenário para algumas novelas da Rede Globo: “Tieta do Agreste” (1989), “O Clone” (2001) e “Flor do Caribe” (2013). A Praia de Genipabu está localizada no município de Extremoz, uma das cidades mais visitadas do estado, distante apenas 25 quilômetros de Natal. É tão perto que muita gente confunde a localização, acreditando que a praia faz parte da capital.

Apesar de ser uma região turística, a estrutura não deixa a desejar para nenhum visitante. Existem diversos hotéis e pousadas que cabem em todos os tipos de bolsos. Também tem a opção de casas de veraneio para aluguel que é uma ótima opção para grupos grandes de turistas ou quem deseja um local mais exclusivo para suas férias.

Mesmo nesse paraíso, os cuidados para a prevenção de contaminação com o corona vírus devem ser mantidos. Os índices no Rio Grande do Norte ainda não são alarmantes, mas ainda não é hora de relaxar totalmente.

ARGENTINA

Em claro sinal de reação turística, a Argentina começou o ano com uma notícia da maior importância: será o país convidado de honra para a maior Feira de Turismo da Colômbia e uma das mais relevantes da América Latina como vitrine turística: a Anato 2021. Com a presença do ministro de Turismo y Deportes, Matias Lammens, confirmada, o país terá considerável oportunidade de mostrar a toda região o importante trabalho de recuperação turística que vem desenvolvendo, tanto no setor público quanto na iniciativa privada, superando a pandemia que parou o Mundo em 2020.

MAIS VENDAS

Foto: Divulgação

Os empresários do comércio varejista de Minas Gerais acreditam que o turismo de compras será aquecido este ano. Eles estão mais confiantes em relação às vendas de janeiro a junho deste ano, apesar dos reflexos causados pela pandemia de COVID-19. Segundo uma pesquisa elaborada pela área de Estudos Econômicos da Fecomércio MG, a grande maioria (44,1%) aposta em um desempenho melhor para o setor, quando comparado ao segundo semestre de 2020. O número é influenciado, principalmente, pelo Dia das Mães, considerada a data comemorativa mais rentável no período.

PLANEJAMENTO

Foto: Divulgação

Os secretários de Turismo de Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba se reuniram para planejar as ações do Circuito Litoral Norte em 2021. Com foco principalmente em preparar e desenvolver o segmento neste momento de retomada, o plano de ações do consórcio turístico visa manter a região como foco dos viajantes, além de atingir novos pólos emissores e capacitar o trade local. A reunião foi comandada pelo secretário Executivo do consórcio, Gustavo Monteiro, e contou com a participação de todos os secretários de turismo da região.

FESTURIS

Você já pode colocar a data do Festuris na sua agenda. A feira de negócios turísticos mais querida do Brasil e mais efetiva em resultados acontecerá de 4 a 7 de novembro de 2021, nos pavilhões do Serra Park, em Gramado. Será a 33ª edição de um dos eventos mais tradicionais e longevos do país. Em 2020, o Festuris foi a primeira feira presencial de turismo das Américas a ser durante a pandemia. Agora, a indústria do turismo deve continuar a reconstrução do setor. Por isso, o slogan desta edição será “Reconstruindo o Turismo”.

MINI WEDDING

Em tempos de máscara e álcool gel, muitos casais adotaram a tendência do elopement wedding (comemorações a dois) e, principalmente, o mini wedding, casamentos mais reservados. Durante a pandemia da covid-19, o Blue Tree Towers Millenium Porto Alegre se reinventou e se transformou em referência para eventos sociais. Respeitando as orientações da OMS,  o hotel conta com seis salas, que variam entre 31 a 106 m², localizadas no 3º pavimento e com ambientes cuja estrutura é bem ventilada e higienizada. E os noivos têm a opção de realizar a troca de alianças no Espaço Solarium.

TV TURISMO

Foto: Divulgação

No próximo mês de maio, a TV Paraná Turismo, que substituiu a TV Educativa do Paraná, completa dois anos de instalação. A mudança seguiu orientação do governador Ratinho Júnior (PSD) que em sua campanha para o governo do Estado prometeu dar destaque ao setor de turismo. A alteração de foco da programação da tv concretizou esta promessa. Para comandar a transição, veio de São Paulo Ruy Façanario, sócio da RF Produção de Vídeo e apresentador do programa “Planeta Turismo” que tem 26 anos. Os programas vão para mais de vinte milhões de antenas parabólicas espalhadas no Brasil.

Foto/Destaque: Divulgação

Paulo Roberto Pereira

é jornalista, presidente da Abrajet/AM (Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo)
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar