General é o mais novo Cidadão de Manaus

O general do Exército Brasileiro Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, atual comandante do CMA (Comando Militar da Amazônia) é o mais novo Cidadão de Manaus. A entrega do título concedido pela CMM (Câmara Municipal de Manaus) foi feita em cerimônia comandada pelo presidente da Casa Legislativa, vereador Bosco Saraiva (PSDB), na manhã desta quarta-feira (26). A homenagem é de autoria do vereador Rosivaldo Cordovil (PTN).
“Por força de seu trabalho, o homenageado não veio a passeio e cumpriu fielmente a Lei da Selva”, disse o parlamentar. No momento em que o general se despede de Manaus, como ressaltou Cordovil, a capital amazonense manifesta seu agradecimento por meio do título.
O prefeito Arthur Neto, por sua vez, lembrou da presteza com que o militar sempre se dispôs para atender às demandas da região. “Quando discuti com ele a participação do CMA no asfaltamento das ruas, antes mesmo que fizesse a proposta, ele disse que queria participar. E o Exército asfaltou a avenida Coronel Teixeira. Sua tomada de decisão foi de maneira célere”, contou o prefeito.
A homenagem, segundo Arthur foi justa e acertada. “Demonstra que somos gratos a quem nos ajuda”, considerou o prefeito.
Arthur dedicou grande parte do seu discurso, ao Golpe de 1964, por parte dos militares. Lembrou fatos que ocorreram naquela época. “O Exército não é o mesmo de 1964. Ao contrário, deu base para a democracia. E fez o Brasil passar por passos civilizatórios que deram a tranquilidade que hoje temos de termos a Força Aérea, a Marinha Brasileira, zelando pelo país e zelando pelas nossas fronteiras, nosso espaço aéreo, nosso mar territorial. E ao mesmo tempo baluartes da democracia nesse país”, assegurou.
Lembrou do ex-colega de Congresso Nacional, o senador Jarbas Passarinho, considerado por ele, um dos homens mais cultos que já viu, e com quem construiu uma amizade no Congresso, que teria lhe dito nas inúmeras discussões: “Arthur, naquele momento (sobre o fatídico e truculento AI-5, como assegurou o prefeito) era vocês e nós. Meu pai foi cassado e Jarbas assinou a cassação. Mas é coisa superada. Fiz essas colocações por estar se aproximando o 31 de março”, justificou o prefeito.
Emocionado, o general Eduardo Villas Bôas agradeceu a homenagem ao dizer que o título era a maior honraria. “Me sinto pequenininho. Sei que quem está sendo homenageado é o Exército. Obrigado a todos, aos vereadores e ao prefeito pela sua visão de estadista fazendo um grande trabalho em Manaus”, afirmou.
Eduardo Villas Bôas dentro de um mês está indo embora de Manaus. “Obrigado Manaus pelo reconhecimento ao trabalho de integração do Exército. Sinto-me filho de Manaus desde que cheguei aqui, em 1976. Foi a cidade em que mais tempo passei”, afirmou.

Trajetória de sucesso
Vilas Bôas nasceu no dia 7 de novembro de 1951, na cidade de Cruz Alta, no Rio Grande do Sul. Filho de Antônio Villas Bôas e Inalda Dias da Costa Villas Bôas, estudou no Colégio Culto à Ciência, em Campinas, São Paulo. Ingressou nas fileiras do Exército em 1957, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, também em Campinas, formando-se em 1969, na Turma Marechal Cândido Rondon. Ingressou na Academia Militar das Agulhas Negras em 1970 para seguir a carreira militar vitoriosa, de cadete a oficial do Exército.
Dentre as principais funções exercidas destacam-se: oficial de operações do Batalhão da Guarda Presidencial, oficial de operações da 6ª Região Militar, instrutor e comandante do curso de infantaria da Academia Militar das Agulhas Negras, chefe da Assessoria de Atividades Especiais do Comando de Operações Terrestres, comandante do 1º Batalhão de Infantaria da Selva (Manaus-AM), chefe da Assessoria Parlamentar do Exército, chefe do Estado-Maior do CMA, comandante da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais e 7º Subchefe do Estado-Maior do Exército.
No exterior, exerceu a função de Adjunto do Adido junto a Embaixada do Brasil na República Popular da China, chefe da Assessoria Especial de Gestão e Projetos do Estado-Maior do Exército.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email