Gastronomia e vinho: harmonize

Gastronomia e vinho: harmonize

Quantas vezes não escutamos que vinho branco é ideal para acompanhar peixes, vinho tinto para carnes, mas com tantos tipos de uva e tantos vinhos de sabores diferentes disponíveis no mercado, como se assegurar de que tal vinho é o ideal para este ou aquele prato? Não é de se estranhar que hoje exista uma ciência dedicada à harmonização de vinhos e pratos, a enologia.
Entretanto, não é necessário ser um enólogo para seguir algumas regras básicas para que o vinho complemente uma saborosa refeição. É necessário levar em consideração o sabor da proteína, o método de cocção e o molho utilizado para que o vinho possa desempenhar melhor a sua função.
Para pratos de peixes e frutos do mar, espumante do tipo brut ou demi-sec e vinho branco seco frutado jovem ou levemente maduro são ideais para acompanhar grelhados, crus ou em molho leve. Em caso de molho forte, um vinho branco de sabor maduro, com boa estrutura, um rosé seco ou um tinto jovem de médio corpo são os mais recomendados.
Para peixes com sabor mais marcante, como o bacalhau, um tinto jovem ou de médio corpo ou então um branco maduro são os indicados. Estes vinhos também são indicados para pratos à base de sardinha e salmão, que também podem ser harmonizados com um vinho rosado.
As carnes brancas grelhadas ou em molho leve pedem um vinho seco jovem de boa estrutura, ou um tinto jovem ou de médio corpo ou um espumante brut. Já as carnes com molho forte podem ser acompanhadas por um tinto maduro de médio corpo a robusto. O peru pede um vinho tinto que seja leve ou médio ou então um branco seco.
Já as carnes vermelhas grelhadas ou em molho leve podem ser acompanhadas com um es-pumante brut ou um tinto jovem leve ou de médio corpo. As carnes acompanhadas com molhos fortes harmonizam melhor com vinhos tinto de sabor maduro de médio corpo a robusto.
As massas também podem, e até mesmo devem, ser acompanhadas de vinho e são harmoni-zadas com espumante brut ou vinho branco jovem ou maduro, ou com vinho tinto jovem leve ou de médio corpo.
Nunca deixe de confiar no seu paladar. O melhor que se pode fazer para descobrir o vinho que melhor harmoniza com os pratos que serão servidos é, sem sombra de dúvidas, degustar.

Receita

Churrasco Grelhado

Corte pedaços de lombo de vaca e envolva cada um numa tira de presunto. Passe por manteiga de alho derretida. Coloque no espeto alternadamente, pimentão verde, cebola, pimentão vermelho, lombo com presunto, de novo pimentão verde. Coloque sobre o assador, ou o que tiver com calor para grelhar. Vá rodando e pincelando com a mistura da manteiga. Quando os vegetais começarem a mudar de cor, retire. A carne de vaca, ao contrário da de porco, não requer muito tempo sobre o lume. Acompanhe com alface e um bom pão. Para beber, sugiro um Alma Negra Mistério (Tinto/ Argentino).

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email