Pesquisar
Close this search box.

Games orientam empreendedores

https://www.jcam.com.br/PGB3_2506_011.bmp

Franquia envolve menos riscos do que negócio próprio, embora não haja risco zero

Abrir uma franquia é uma forma de começar o próprio negócio correndo menos riscos, uma vantagem para os empreendedores, especialmente em época de ajustes na economia. Uma pesquisa do Sebrae feita em parceria com a ABF (Associação Brasileira de Franchising), porém, mostra que oito de cada dez donos de unidades de microfranquias, aquelas que exigem investimento inicial de até R$ 80 mil, acreditam que há necessidade de aprimoramento na gestão das franqueadas, apesar da assistência já fornecida pelo franqueador.
Fazer a gestão financeira das unidades (39%), administrar o pessoal (33%) e ter um bom relacionamento com os clientes (31%) são as três principais dificuldades apontadas pelos franqueados ouvidos na pesquisa. Fazer merchandising e publicidade e apurar os custos e formar os preços também foram áreas apontadas como sensíveis na gestão das empresas franqueadas, com percentual de 25% e 23%, respectivamente.
“A abertura de uma franquia envolve menos riscos do que um negócio próprio, embora não se possa falar em risco zero. No modelo de franchising, o franqueado entra no mercado associado a uma marca já estabelecida e pode contar com o conhecimento, a experiência, o treinamento e o suporte operacional do franqueador, o que reduz consideravelmente sua margem de riscos”, afirma o gerente de Atendimento Setorial Comércio do Sebrae, Juarez de Paula. “No entanto, esse apoio não é suficiente para que os empresários façam a correta gestão das empresas”, ressalta.
Para ajudar os empreendedores a montar o orçamento e fluxo de caixa da loja e mantê-la funcionando bem, atraente, com custos equilibrados, clientes bem atendidos e equipe motivada, o Sebrae elaborou, com apoio da ABF, seis games para orientar os donos de pequenos negócios no segmento de franquias. Os jogos, com os temas Custos e Precificação, Gestão de Pessoas, Atendimento aos Clientes, Merchandising e Publicidade, Gestão Financeira e Indicadores de Desempenho, foram lançados nesta quarta-feira (24) na 24ª ABF Franchis ing Expo, a maior feira de franquias do mundo, que será realizada até 27 de junho no Expo Center Norte, em São Paulo.
Cada game tem dez fases que duram de dois a dez minutos cada e são uma forma lúdica de demonstrar aos empresários conceitos fundamentais para a correta gestão do negócio. Eles simulam o ambiente de uma loja, em que o usuário seleciona o tipo de negócio, uma marca fictícia e começa a operar como franqueado. No jogo aparecem várias interferências que levam o empreendedor à tomada de decisão, como estratégias para agir em situação de desaquecimento econômico, por exemplo, ele recebe diversas dicas para melhorar sua gestão e vencer o jogo.
Para a ABF, a educação é fundamental para disseminar boas práticas no franchising e a disponibilização dos games online é um grande avanço. “Ela é um dos quatro pilares da nossa gestão. Agora, ingressamos no campo da educação a distância, oferecendo gratuitamente a qualquer pessoa interessada, no horário que ela quiser e em qualquer lugar onde ela esteja com acesso à internet, a oportunidade de aprender ou aprimorar seus conhecimentos na gestão de um negócio. Assim, podemos atingir um volume de público sem precedentes e com qualidade”, declara Cristina Franco, presidente da ABF.

Na internet

Os jogos poderão ser baixados em smartphones e tablets em sistemas IOS e Android e também poderão ser jogados pela internet. Eles estarão disponíveis a partir do mês que vem na página de franquias do Portal Sebrae, no link http://www.sebrae.com.br/franquias, e no site www.portaldofranchising.com.br. Durante a feira da ABF, o público presente pode jogar em caráter de degustação no estande do Sebrae.
O desenvolvimento dos games é uma das ações previstas no projeto Franquias Brasil, fruto de convênio firmado entre o Sebrae e a ABF em dezembro de 2014. Um dos objetivos do projeto é incentivar o processo de interiorização de franquias e capacitar empreendedores fora das capitais. Até o fim de 2016, serão realizados 337 cursos Entendendo Franchising em 120 cidades de 19 Estados brasileiros.
Até maio, quase 2 mil pessoas participaram dos cursos em 57 turmas realizadas em todo o país.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar