Galeria do Largo faz 15 anos

É com a exposição “NÓX Sintomas e Processos” que a Galeria do Largo dá início às comemorações de 15 anos do espaço administrado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, que compõe o circuito cultural do Largo de São Sebastião, no Centro de Manaus. A exposição já está aberta e apresenta trabalhos de 14 artistas: Adroaldo Pereira, Árvores do Asfalto, Bruno Kelly, Casa de Sananga, Darlan Guedes, Dermison Salgado, Fabiano Barros, Helen Rossy, Ítalo Alus, Jorge Liu, Thaizis, Romahs, Roosivelt Pinheiro e Odacy Oliveira, com curadoria de Cristovão Coutinho.
O secretário Marcos Apolo Muniz destaca que a mostra, que nasce num momento de ressignificação das artes e da vida, também apresenta o novo olhar dos artistas para o mundo e a forma de se relacionar com ele, o que possibilita aos espectadores, além do valor estético, momentos de reflexão.
“Nossa proposta é reunir nomes já consagrados e novos talentos que despontam na cena do Estado para apresentar um panorama atual das artes visuais no Amazonas e celebrar a Galeria do Largo, que tem como característica agregar as mais diversas linguagens artísticas contemporâneas”, comenta o titular da pasta de Cultura e Economia Criativa.
Para o curador, Cristóvão Coutinho, instalações, fotografias, objetos, impressões pinturas, grafites, desenhos, estudo grafite, stencil, vídeo, performance e dança vão ocupar o espaço na galeria como cúmplice artístico de estratégias e operações com discursos sobre corpo, lugar social, deslocamento de lugares, violência social, ambiente amazônico e outras estruturas de convívio.
Ele explica que, ao longo do processo de escolhas de artistas e obras, a diversidade de identidades e linguagens foi o primordial para estabelecermos o que hoje conceituamos como arte contemporânea. “São 14 artistas que trabalham em zonas de diferentes expressões e nas suas representações, que agregam a diversidade de potências e amplificam a liberdade de maneirismos do fazer e não institucionalizam o modus operandi”, explica.
Funcionamento
A Galeria do Largo está aberta ao público das 15h às 20h, de terça a domingo, com entrada gratuita.
Não é necessário agendamento prévio para o espaço; no entanto, as visitas devem ser feitas com grupos de até dez pessoas, para atender aos protocolos de segurança.
A Galeria do Largo passou por processos para evitar o risco de contaminação e conta com totens de álcool em gel, que são acionados por pedal, medição de temperatura e equipes treinadas para o atendimento. A máscara é obrigatória e os visitantes devem manter o distanciamento de 1,5 metro.
Mais de 300 lives em quatro meses

Entre abril e agosto, a “Agenda Virtual”, coordenada pelo Governo do Amazonas, registrou 328 lives no Portal da Cultura. O projeto, que faz parte do “Cultura Sem Sair de Casa” contou com cadastros de música, festivais online e lives individuais, com temas como LGBT, desafios das artes cênicas e circenses, fotografia, ioga, meditação e alongamento.
Segundo a SEC, em quatro meses, o Portal da Cultura teve 150.936 visualizações de página. Vamos continuar prestigiando? Então, confira a programação de lives dos próximos dias..
Sábado (29)
15h – A última live do circuito Malaba Jam Festival começa com DJ Kimo, que abre a programação no canal do evento no YouTube (MalabaJamFestival) com set de trance. Em seguida, a Johnny Jack Mesclado recebe os cantores Magaiver, da banda Casa de Caba; e Daniel D’Araújo. A apresentação tem a proposta de arrecadar doações para o Grupo de Apoio Raio de Sol, que atende crianças e adolescentes com doenças no sangue, a maioria do interior do Amazonas.
17h – As cantoras Lucilene Castro, Márcia Siqueira, Fátima Silva e Cláudia Trindade fazem o show “Elas Cantam Samba”, com transmissão pelo Facebook e YouTube (@lucilenecastro).
20h – Com o objetivo de apresentar um pouco do que seria o “Festival de Cirandas 2020”, as Cirandas de Manacapuru apresentam uma live especial direto do Parque do Ingá. A transmissão será pela TV A Crítica, canal 4 da TV aberta, e pelas redes sociais das agremiações: @cirandaguerreirosmura, @cirandaflormatizada, @tradicionalciranda.
20h – A live “Tributo a Charlie Parker” reunirá, no palco do Teatro Amazonas, os músicos Ênio Prieto (saxofone), Regis Gontijo (guitarra), Sérvio Túlio (contrabaixo), Alex Diego (trompete), Júlio Feitosa (piano) e Yuri Lima (bateria). A apresentação, que será transmitida pela TV Encontro das Águas e pelo Amazonsat, contará com participações especiais de Humberto Amorim e Alexandre Oliveira.
Segunda (31)

9h – A bailarina Luana Moreira, do Balé Folclórico do Amazonas, faz live de uma aula de alongamento. No Facebook da companhia (BFA -Balé Folclórico do Amazonas).
20h – A Amazonas Band apresenta o espetáculo “Recomeço”, o primeiro dos concertos comemorativos de 20 anos da banda. O público pode acompanhar a apresentação pelo Facebook do Governo do Amazonas (GovernodoAmazonas), Facebook e YouTube da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (@culturadoam), e pela TV Encontro das Águas, no canal 2.1, da TV aberta.
Lançamentos do mundo da música

A música não para. Nem mesmo um vírus mortal parou a arte e impediu a música de espalhar suas ondas sonoras energéticas pelo planeta. Então, vamos de mais lançamentos na semana. A entrada mais importante nos charts do mês foi a rainha Katy Perry que, mesmo acabando de dar a luz à sua primeira filha, colocou mais sorrisos nos rostos da fanbase ao lançar um disco de inéditas chamado “Smile”.
Mas, quem abalou mesmo as estruturas da indústria da música foi o ‘feat’ tsunâmico da cantora Selena Gomez e o grupo kpop queridinho do momento Blackpink. A collab Ice Cream mostra todo o poder da princesa disney do pop.
Outros lançamentos festejados ficam por conta das parcerias na collab de The Weekend e Calvin Harris e Papatinho com Anitta, Bin e Difideliz.
Todas as músicas estão nas plataformas digitais e também tem bastante vídeo para você curtir: videoclipes, ‘bastidores’, teasers e etc. O mundo pop está em polvorosa.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Compartilhe:
Siga-nos
Notícias Recentes

Chef Naifon – do Purupuru para o mundo

Zona Franca de Manaus: novas metas e governança para novos tempos

STF vota o próprio reajuste que pode gerar aumentos em cascata

Sindicato da navegação alerta para os riscos da vazante nos rios

Circuito +Cultura movimenta espaços culturais com música
