Pesquisar
Close this search box.

Futuros designers e criadores de imagens

O futuro está aí e as pessoas nem percebem que ele vai tomando conta de tudo e de todos. Houve tempo, em Manaus, em que desenhos animados eram apenas uma diversão a mais no cinema e na televisão. Hoje, jovens manauaras estão aprendendo a produzir esses desenhos e quando quando se formarem, poderão transformá-los em produtos vendáveis. Os responsáveis por isso são os professores da Gracom, escola de efeitos visuais, cuja sede é em Fortaleza e há pouco mais de dois anos teve montada uma filial em Manaus.
“A Gracom está trazendo para o Brasil uma metodologia nova em ensino de efeitos visuais, baseado nos conceitos para a criação de modelos, texturas e animações. Nossas escolas possuem estúdios de filmagem, de som, sala de projeção, e de estudo de games com as plataformas mais conhecidas, entre outros, para colocar no mercado profissionais completos”, falou Renato Leão, gerente da unidade de Manaus. “Poderia resumir como objetivo principal da Gracom, formar designers gráficos e criadores de imagens”, completou.
Atualmente a escola possui 1.380 alunos, com idade média de 10 a 27 anos, “mas essa questão da idade independe, desde que a pessoa esteja interessada em saber mais sobre arte digital e criação de games e filmes”, acrescentou. As aulas acontecem duas vezes por semana (1h30 de duração), ou uma vez aos sábados (2h30). O aluno têm, à disposição, uma sala onde pode jogar games, e dois workshops por mês com palestras de profissionais da área. Dos cinco cursos da Gracom, dois são ministrados em Manaus, o Gamer Art, com duração de 12 meses; e o Open CG, com duração de 32 meses. “Os outros serão implantados na cidade à medida que a demanda aumentar, porque são cursos mais caros, demorados, e o público interessado ainda é pequeno”, acrescentou.
A aluna Karolina Davila ganhou uma bolsa de estudos e resolveu fazer o curso de OpenCG. “Dei uma pesquisada sobre os cursos que eles oferecem e achei interessante. Estou gostando muito do jeito que os professores incentivam os alunos a usar a imaginação, além de serem extremamente comunicativos. Quando me formar, pretendo atuar na área de criação de sites”, adiantou.
Com dez escolas, sendo nove no Nordeste e a décima no Norte, em Manaus, a previsão é que, somente este ano, sejam abertas outras dez pelo país, com mais uma na capital amazonense, na zona leste. “Há uma demanda reprimida de pessoas interessadas em fazer os cursos, por isso essa abertura tão rápida de novas escolas, sem perder o foco na qualidade de nossos professores e ensino, sempre formando profissionais completos que, através dos melhores softwares e técnicas, gerem resultados diferenciados para um mercado de trabalho cada vez mais exigente”, falou Renato.

OpenCG
O curso OpenCG (Computação Gráfica) foi criado para quem se interessa em artes digitais. No curso o aluno aprenderá a trabalhar em quatro áreas diferentes, começando com design gráfico onde são abordados conceitos, teoria e principalmente a prática. Ao final do módulo o aluno será capaz de desenvolver artes finais, vetorizações e composições avançadas de imagens, criar efeitos visuais, tratamento de imagens, pintura digital, diagramação de livros entre outras habilidades. No módulo Web o aluno também se aprofundará no mundo online: aprenderá conceitos valiosos sobre a área web e como entrar nesse mercado que cresce cada vez mais. Irá aprender, também a criar jogos para a web de forma interativa e inteligente. No módulo de Edição de Vídeo, irá desenvolver vídeos com qualidade profissional, prontos para serem utilizados por produtoras e emissoras de TV e, no final do módulo aprenderá a trabalhar com ferramentas 3D para integrar com os objetos criados em seus vídeos.

Gamer Art
Formação de Artistas Digitais. O objetivo do curso Gamer Art é trazer as possibilidades de criação de games e filmes, para o aluno tornar-se um profissional completo. Desde a elaboração de personagens 2D e 3D, cenários, composição, aplicação de luz, texturas, esculturas digitais até a etapa de render. O estudante receberá um ensino do mais alto grau de qualidade, ministrado por profissionais de grande conhecimento e fundamento acadêmico.

Serviço
O quê? Gracom – Escola de Efeitos Visuais
Onde? Rua Guilherme Moreira, 888 – Centro
Funcionamento: De segunda a sábado, com aulas em horários variados
Informações: (92) 3198-5300

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar