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Futuro já chegou para o varejo

Futuro já chegou para o varejo

O varejo sempre foi um dos segmentos que mais cresceu no Brasil. Em contrapartida, a pandemia de Covid-19 trouxe grandes danos econômicos nesse setor que se viu na obrigação de buscar alternativas cabíveis para continuar com as portas abertas.

De acordo com a CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), mesmo que de forma tímida o cenário é bastante positivo, em especial, para o varejo restrito, onde a expectativa de aumento está na casa dos 3,9%.

Avanços tecnológicos, metodologias para aproximar as marcas com seus clientes, converter vendas, e integrar o varejo físico com o online, são algumas formas interessantes que podem ajudar o varejo nesse processo. Abaixo, algumas prováveis tendências e o que especialistas do segmento dizem a respeito:

1. Cliente no centro do negócio

2021 será o ano da experiência do cliente e mais do que nunca as marcas terão que colocá-los no centro do negócio como principal pilar para conseguir crescer. De acordo com Gisele Paula, CEO e fundadora do Instituto Cliente Feliz, que tem como objetivo aplicar soluções e metodologias para melhorar a experiência de empresas com seus clientes, customer experience (CX) será essencial, porém, muitas companhias ainda não conseguem atraí-los da forma correta.

“O grande desafio da atualidade está relacionado ao encantamento das marcas com seus clientes. Infelizmente hoje muitas delas se preocupam somente com os produtos ou descontos que vão oferecer, mas esquecem que se a entrega não for bem feita, dentro do prazo previsto, com uma comunicação constante, transparente e com preços justos, há grandes chances desse consumidor não voltar a comprar . E a insatisfação bloqueia a recomendação pelo serviço ou produto”, explica.

2. Conversão de venda aliada à tecnologias

Para Marcos Trinca, Head de XR da More Than Real, startup brasileira referência global no desenvolvimento de experiências de realidade aumentada e visão computacional, o uso de tecnologias como de realidade aumentada, por exemplo, pode ser a peça-chave tanto para o varejo físico quanto o online para criar ações e converter vendas por meio de engajamento e customer experience. “A realidade aumentada é muito versátil e é essencial para estimular as vendas, aproximar e engajar o público com as marcas. Ela permite que os consumidores visualizem seus produtos de forma super realista, quase que física, o que contribui para uma maior certeza e clareza do que se está adquirindo.

3.Integração do varejo físico e digital

Os consumidores esperam uma experiência fluida, sem atrito, com muitos dispositivos conectados. Além disso, buscam a conveniência e um ambiente em que as compras sejam totalmente personalizadas. Dessa maneira, as marcas precisarão investir em experiências de compra imersivas e interativas para conquistar o engajamento desses clientes ávidos por inovações tecnológicas e comodidade. “Esta tendência se traduzirá em ambientes de varejo omnicanais, com e-commerce, chatbots, smartphones, equipamentos domésticos conectados e lojas físicas interativas e altamente envolventes, afinal, cliente enxerga marca e não canal”, afirma Danilo Nascimento, CRO da Propz, startup que utiliza inteligência artificial e big data para monitorar o comportamento do consumidor em tempo real e de forma automatizada.

4. Live Commerce

As vendas por meio desta estratégia eliminam a fricção entre o entretenimento e a compra, tornando o processo mais fluido e rápido. Além de reduzir o atrito, já que as compras podem ser finalizadas pela mesma plataforma com apenas um clique. “As marcas têm buscado novas maneiras de gerar maior conexão e engajamento com o público. Isso porque, assim se agrega valor à experiência e torna a jornada de compra única. O Live Commerce abraça todas essas características e vem como uma tendência forte para 2021”, afirma Mateus Magno, CRO da Sambatech e da Samba Digital, empresa focada em transformação digital, inovação e com soluções para live commerce.

5. Vendas no mundo digital cada vez mais evidentes

Integrar uma marca a todos os meios digitais se tornou uma prática indispensável para comerciantes que possuem lojas físicas e querem continuar operando, além de atrair e fidelizar clientes. Por conta disso, existem hoje diversas ferramentas que deixam os processos de venda mais assertivos. “As redes sociais e as lojas online foram as principais estratégias utilizadas pelas marcas para manter as lojas ativas e um bom relacionamento com o seu público. Diante desse cenário, pudemos perceber que a digitalização dos negócios se consolidou com uma nova tendência no setor varejista”, afirma Jefferson Araújo, CEO da Showkase, empresa que oferece aos empresários uma plataforma completa que simplifica o processo de digitalização dos negócios.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
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