Pesquisar
Close this search box.

Fundação Nokia apresenta seus projetos inovadores

Protótipos inovadores desenvolvidos pelos alunos do Ensino Médio Técnico da Fundação Nokia de Ensino foram apresentados à Secti-AM (Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas) e à Fapeam (Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas) na última sexta-feira (12). O objetivo é que um deles integre o estande do Estado do Amazonas na 65ª Reunião Anual da SBPC, a ser realizada em Recife (PE), no mês de julho.
Durante a visita, a Fundação Nokia também apresentou a primeira etapa de seu novo campus, com as salas de aula e laboratórios devidamente estruturados, além dos prêmios e menções obtidos em feiras científicas e olimpíadas do conhecimento nacionais e internacionais conquistados pela instituição. Na ocasião, os visitantes conheceram alguns projetos técnicos direcionados para melhorar as condições de vida da população, principalmente, em relação as pessoas com algum tipo de deficiência.

Tecnologia assistiva

Um projeto de destaque é o Módulo Braille de Auxílio ao Ensino (MOBAE). Protótipo de inclusão social na educação de pessoas com deficiência visual, o projeto facilita a comunicação professor/aluno e disponibiliza mais ferramentas para o aluno ter uma melhor percepção das aulas. Com o MOBAE, o aluno poderá ler por meio do tato o que o professor estiver passando no quadro. O protótipo foi desenvolvido pelos egressos de Mecatrônica André Felipe Figueira, Melquisedeque Andrade e Thiago Filipe de Medeiros.
O Sistema de Acessibilidade à Teoria Musical por meio da Musicografia Braille (System ATMB) é outro produto de inovação na área de tecnologia assistiva. Tem por objetivo a inclusão social de estudantes com deficiência visual e a capacitação de professores de música a lecionar a musicografia através do Braille. É um software educativo com metodologia de estudo dirigido acompanhado de um hardware que possibilita ao usuário ler em braile as informações apresentadas na tela do computador. De uso simples e de interface inteiramente falada, o software permite ao usuário um melhor dinamismo e rendimento de aprendizado e de navegação. O projeto foi desenvolvido pelos egressos Diogo Vieira, Eva Caroline e Luan Matos, do curso de Telecomunicações.
Tem-se ainda o MEVED (Monitoramento Eletrônico de Vagas de Estacionamento para Deficientes) desenvolvido pelo trio egresso de Eletrônica, Stephanie Lopes, Thalita Pegas e Rodrigo Galvão. O MEVED é composto por dois dispositivos eletrônicos: o primeiro fica acoplado ao carro da pessoa com deficiência física e substitui os tradicionais adesivos ou cartões de identificação; o segundo fica instalado na vaga reservada ao veículo da pessoa com deficiência. Quando o carro estaciona é feita uma leitura eletrônica. Caso aquele veículo seja identificado como sendo de uma pessoa sem deficiência física, a placa é fotografada e enviada imediatamente ao departamento de trânsito, onde é registrada a irregularidade.

Inovação em segurança

A Nokia também mostrou um projeto inovador na área de segurança do trabalho. O CHONPS é um simulador de reações químicas que ocorrem por meio do computador. Serve para dar aos trabalhadores da indústria farmacêutica, uma alternativa ao manuseio com segurança de produtos químicos perigosos, diminuindo assim o número de acidentes de trabalho. Foi desenvolvido pelas egressas de Mecatrônica e Informática, Thaiane Siqueira, Érica Bertan e Jéssica Rodrigues. De acordo com as desenvolvedoras, o CHONPS não designa uma sigla específica do simulador e o nome foi escolhido de forma aleatória pelas projetistas.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar