Pesquisar
Close this search box.

Fundação Muraki capacita os funcionários do Estado

Cerca de 140 pessoas de 60 órgãos do Governo do Estado participaram da palestra ‘Gestão de Projetos’, oferecida pela Fundação Muraki, com o objetivo de aperfeiçoar o planejamento e execução de projetos públicos, reduzindo desperdícios e custos desnecessários ao erário. A palestra, no auditório da Sead (Secretaria de Estado de Administração do Amazonas), foi ministrada pela consultora de projetos Elisângela Aguiar, da empresa Vicaz Gestão Estratégica.
O resultado que se pretende com a palestra é que os desperdícios ou a má aplicação do dinheiro público sejam evitados e que a execução dos projetos tenham maior eficácia. A palestra, de acordo com o diretor da Muraki, Paulo Alcântara, também ajudará a melhorar o desempenho profissional dos participantes. Durante a palestra foram oferecidos exemplos de operacionalização técnica, para que os participantes ampliem a visão em relação ao que significa e como deve funcionar um projeto.
A palestra ‘Gestão de Projetos’ é uma espécie de resumo do curso ‘Fundamentos em Gestão de Projetos’, que já é oferecido pela Muraki, há dois anos, a professores da UEA (Universidade do Estado do Amazonas) e a funcionários da Fundação. Neste caso, o objetivo também é evitar a má aplicação do dinheiro público e buscar maior eficácia dos projetos, capacitando professores a planejá-los de forma mais abrangente.
A funcionária do setor de Desenvolvimento de Pessoas da Sead, Shelley Mousse de Souza, 24, disse que estava participando da palestra para melhorar o seu desempenho profissional. “Acho que o tema é muito importante e engloba a atividade de muitos funcionários. Se a gente organizar melhor o que projetamos temos maior chance de cumprir todas as metas com eficácia”, afirmou.

Fundação amplia o público de pessoas

A estagiária de administração da Sead, Alessandra Cruz, 30, concorda com Shelley Mousse e acrescenta que muitas vezes essa metodologia não é repassada nas universidades. “Acho que é uma maneira diferente de você enxergar o trabalho a ser desenvolvido, entender direito o que é cada uma das ações e o que elas precisam para serem executadas da maneira correta. Até porque, para atingir a meta, o objetivo tem que ser bem projetado”, acrescentou.
O diretor-executivo da Vicaz, Mário Valle, explicou que, com a palestra, pretende-se que os participantes mudem de mentalidade em relação à gestão de projetos, para que as dificuldades na execução dos mesmos sejam superadas. “O principal interesse é difundir a ‘Gestão de Projetos’, não só para quem participa do desenvolvimento deles, mas também para quem recebe influência direta da sua execução. Essas pessoas precisam ter conhecimento do projeto, desde o início, para que não acabem afetando o desempenho do andamento dele no dia-a-dia”, acrescentou.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar