Pesquisar
Close this search box.

Fundação Iberê Carmargo premia artistas com bolsas no exterior

Interessados em participar de residência no Blanton Museum of Art/The University of Texas at Austin, nos Estados Unidos, ou na RIIA (Residência Internacional de Artistas en Argentina), em Buenos Aires, podem se inscrever até esta sexta-feira, 10, no site da fundação. Dois candidatos serão selecionados em uma das principais bolsas de artes visuais do Brasil
Artistas brasileiros interessados em aprimorar sua formação, ou estrangeiros com residência comprovada no Brasil há pelo menos cinco anos, podem concorrer à Bolsa Iberê Camargo 2009, uma das mais respeitadas bolsas de artes visuais do país, oferecida pela Fundação Iberê Camargo desde 2001. As inscrições gratuitas seguem até 10 de julho, e os dois escolhidos terão a oportunidade de realizar residência no exterior.
Nesta edição, os destinos são Blanton Museum of Art/The University of Texas at Austin, nos Estados Unidos, e a RIIA, em Buenos Aires. Os selecionados serão conhecidos no dia 7 de agosto.
A residência nos Estados Unidos, com bolsa de R$ 8.000, será entre os dias 1º de outubro e 30 de novembro deste ano. Em Buenos Aires, a atividade ocorre em março de 2010, com bolsa de R$ 2.000. Além da ajuda de custo, os artistas terão a inscrição, taxas da instituição de ensino e passagens aéreas (ida e volta) pagas. Um terceiro artista será selecionado a participar do Programa Artista Convidado do Ateliê de Gravura, na sede da Fundação, em Porto Alegre, tendo a oportunidade de produzir gravuras em metal no ateliê que pertenceu a Iberê Camargo. A bolsa dará, ainda, a dez artistas a chance de ­divulgarem seus trabalhos no site da fundação.
As inscrições podem ser feitas pelo site www.iberecamargo.org.br. Os candidatos também precisam apresentar um projeto a ser desenvolvido na instituição selecionada e encaminhar à fundação um dossiê que contenha o seu portfólio com pelo menos cinco imagens de trabalhos realizados, currículo atualizado e comprovação de participação do artista em pelo menos três exposições individuais ou coletivas. A seleção ficará a cargo de, no mínimo, três especialistas da área de artes visuais. O recebimento da nona edição da bolsa também requer domínio de inglês, para quem optar pela residência nos Estados Unidos.
A Bolsa Iberê Camargo foi criada em 2001 a fim de possibilitar a realização de residências artísticas no exterior, contribuir para a formação e para o aprimoramento de artistas e incentivar o intercâmbio, enriquecendo a produção de arte contemporânea no Brasil.
As instituições selecionadas são reconhecidas no universo artístico pela excelência no ensino da arte. Os artistas selecionados desde o início do projeto já tiveram acesso a London Prit Studio, em Londres, Cité Internationale des Arts e Ecole de Beaux-Art em Rennes, ambos na França, Art Institute of Chicago, nos Estados Unidos, na Sala de Arte Publico Siqueiros e na Galeria Garash, no México, e Espaço El Basilisco, na Argentina.

Serviço
Inscrições: até 10 de julho
Divulgação do resultado: 7 de agosto
Inscrição: www.iberecamargo.org.br
Quanto: Gratuito. As empresas Gerdau, Itaú, Camargo Correa, Vonpar e De Lage Landen proporcionaram a gratuidade.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar