18 de maio de 2021

Fundação Cecon reforma UTI Adulto

A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), foi reformada e recebeu adequações estruturais. As obras foram concluídas na primeira quinzena de dezembro, e seguiram as normas de órgãos competentes, como da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Entre as ações realizadas, estão adequação dos pontos de diálise, de tubulações de instalações prediais e hidráulicas, pintura, verificação de régua de gases, troca de tomadas e instalação de toldos.

fundação
A UTI Adulto da FCecon conta com 11 leitos, oferecendo atendimento multidisciplinar

“A Fundação Cecon mostra seu compromisso e preocupação em oferecer segurança e as condições adequadas para o tratamento de câncer nesse momento sensível que é o suporte intensivo. Estamos seguindo todas as recomendações dos órgãos especializados. A reforma na UTI do hospital visa, também, humanizar o atendimento aos pacientes, realizando as melhorias que são necessárias”, afirma o diretor-presidente da FCecon, mastologista Gerson Mourão.

Diálise 

Foram realizadas adequações nos pontos de diálise da UTI com as reformas nas tubulações prediais e hidráulicas, seguindo a Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) nº 50/2002, da Anvisa, explica o gerente de Serviços Gerais da FCecon, Filipe Diego Rodrigues.

“Nas áreas críticas e semicríticas, todas as tubulações devem ser embutidas ou protegidas, de tal forma que permita a perfeita higienização da superfície, sem porem risco a integridade da tubulação. Tubulações de água tratada para hemodiálise devem ser protegidas e acessíveis para manutenção. Fizemos estas adequações que eram necessárias”, disse Filipe Diego.

Iluminação adequada 

Outra melhoria foi a instalação de toldos na parte externa do prédio onde fica a UTI, com o objetivo de proteger os pacientes internados contra o excesso de incidência de luz solar, assim como os equipamentos e medicamentos.

A iluminação natural estabelece, através das janelas, uma importante relação com os usuários da FCecon, e por isso, é necessária. “Devido ao menor contato com a vida cotidiana e estresse associado às doenças, a visão ao exterior representa o elo de ligação com o mundo e é informativa das condições climatológicas e da passagem de tempo. As alterações dos ritmos biológicos são minimizadas com a presença da luz diurna nos espaços da UTI”, destaca Filipe Diego.

Foi feita, ainda, troca de torneiras, pintura das paredes e colocação de azulejos nas pias, além de colocação de divisórias entre os leitos.

Recuperação 

Para a supervisora de enfermagem da UTI Adulto da FCecon, enfermeira intensivista Simone Gaynett, as melhorias na estrutura da Unidade de Terapia Intensiva favorecem o paciente para que ele tenha uma boa recuperação.

“Realizamos esta reforma para atender melhor os nossos pacientes de pós-operatório das cirurgias extensas, das complicações pós-quimioterapia e radioterapia, e também das emergências oncológicas. O paciente fica num ambiente mais agradável, mais favorável ao seu tratamento e tudo isso favorece para que o paciente tenha uma boa recuperação”, afirma a enfermeira.

Estrutura 

Atualmente, a UTI Adulto da FCecon conta com 11 leitos, oferecendo atendimento multidisciplinar, com nutricionistas, médicos, psicólogos, enfermeiros intensivistas e fisioterapeutas, aos pacientes oncológicos que necessitam de suporte intensivo em algum momento do tratamento do câncer.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email