Pesquisar
Close this search box.

Funções Básicas da Distribuição Física

O processo logístico normalmente é na maioria das vezes avaliado somente através de parâmetros intangíveis, assim como a sua disponibilidade (qualidade , preço, prazo e quantidade) do produto para o cliente ou o oposto , caracterizado pela venda perdida ( baixo nível de serviço).
Em função do exposto e do acirramento cada vez maior da competição no mercado consumidor, a Logística passou a ser um fator preponderante na concorrência desenhando desta forma algumas funções básicas que para mim estão bem definidas dentro do sistema logístico ou de distribuição constituídos por m conjunto de meios, mão-de-obra,fabricas, máquinas, veículos, maquinaria de manutenção e de armazenagem – empregados para a realização material de todas as operações de fabricação, de transporte , de armazenagem, que permitem assegurar a circulação do fluxo de materiais desde os fornecedores até os clientes.
Desta forma pode-se concluir que são três as funções básicas que asseguram o “Sistema Logístico”, ou de “Distribuição Física”:
Estas três funções básicas admitem uma divisão em outras mais específicas:
• análise e planificação da distribuição física,
• transporte de materiais
• embalagem ,
• movimentação
• armazéns ,
• sistemas de controle do custo global de Distribuição Física.
Admitindo que a Distri-buição Física é o conjunto das operações associadas à transferência de materiais e produtos, desde a produção até o local designado, normalmente pelo cliente, incluindo o fluxo de informações e que normalmente é apoiada por atividades de transporte, com suas diversas modalidades (rodoviário, aéreo, marítimo e fluvial), fica fácil de concluir que tudo isto é uma grande engrenagem que tem que estar bem lubrificada para um bom funcionamento.
É de um dente crítico desta engrenagem que eu chamo a atenção, para a rotina de recebimento dentro do almoxarifado, armazém ou até mesmo como diz a linguagem popular do “galpão”.
É no recebimento de mercadorias, cargas que os grandes erros estão acontecendo. Uma vez recebido errado toda a engrenagem vai rodar errada, causando no mínimo o retrabalho.
O Recebimento inclui todas as atividades envolvidas no fato de aceitar mercadorias para serem adotadas. O processamento imediato é o principal objetivo desta função, que geralmente envolve:
1. Controle e programação das entregas.
2 Obtenção e processamento de todas as informações para o controle dos itens abaixo:
3 Análise de documentos com o propósito de planejamento.
4 Sinalização
5 Descarga
O trabalho físico de descarregar deve ser coordenado com o processo burocrático envolvido na inspeção das mercadorias. Em geral, o método de movimentação usado no recebimento varia com o peso da mercadoria a ser transportada e com as instalações disponíveis para a descarga. Por estas razões, cada operação de descarga requer um planejamento específico.
Porém, existem certos princípios básicos, comuns a quase todas as operações de descarga.
1. Linha reta de fluxo: conseguida através de sinalização conveniente, para minimizar o número de voltas até a área de estocagem.
2. Fluxo contínuo através da manutenção do balanceamento apropriado do trabalho e do equipamento.
3. Concentração da operação através da localização, o mais perto possível, para facilitar a supervisão, limitando a locomoção e reduzindo a requisição de equipamento.
4. Movimentação eficiente através de cargas unitizadas. Quando for o caso, usar o sistema paletizado e o equipamento de movimentação mecanizada.
Técnicas efetivas para minimizar as perdas no recebimento:
1. Pedir aos empregados do recebimento para trabalharem em duplas e verificarem um o trabalho do outro. Enfatizar o trabalho em equipe, em vez da competição;
2. Se as mercadorias tiverem que ser paletizadas, calcular o número de paletes destinados para manter a carga inteira e passar esse número para o recebedor. O preenchimento de um número específico de paletes, pode servir como uma verificação dupla da contagem. Outr

Luíz Cláudio da Silva

É educador corporativo, professor de ensino superior e espacialista em capacitação empresarial
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar