Nesta segunda-feira (4), moradores de diversos bairros de Manaus despertaram sob uma densa camada de fumaça, situação que agravou a qualidade do ar em várias regiões da cidade. De acordo com o aplicativo do Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental (Selva), a qualidade do ar em alguns pontos da capital amazonense está em níveis alarmantes, sendo classificada como “muito ruim”.
O bairro Cidade Nova, na Zona Norte de Manaus, apresentou o índice mais crítico de poluição nesta manhã, registrando 96.4 no nível de qualidade do ar. Esse número é considerado “muito ruim” pelos padrões de monitoramento, indicando riscos à saúde, especialmente para pessoas mais vulneráveis, como crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias.
Especialistas recomendam que a população evite atividades ao ar livre nos horários de pico de poluição e que, se possível, mantenha portas e janelas fechadas para diminuir a exposição à fumaça. Além disso, é aconselhado o uso de máscaras para aqueles que precisam circular pelas áreas mais afetadas.