Pesquisar
Close this search box.

Fucapi realiza encontro sobre ciência da computação

A Fucapi (Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica) irá promover, nos dias 18 e 19 deste mês, o Seminário de Pesquisa em Computação, voltado para profissionais e alunos de graduação e pós-graduação em áreas afins da Ciência da Computação. No dia 18, o evento será realizado no auditório da Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus) e no dia 19, na sede da fundação, ambas localizadas no Distrito Industrial. Nos dois dias, o evento ocorrerá a partir das 14h30 e contará com a participação de expositores de renome internacional. A entrada será gratuita.
O pesquisador do NepComp (Núcleo de Estudo e Pesquisa em Computação), da Fucapi, Eduardo Nakamura, explica que a iniciativa do NepComp tem como objetivo oferecer à comunidade local de cientistas da computação a possibilidade de interagir e trocar experiências com pesquisadores doutores do cenário nacional e mundial. “Por meio deste contato, é possível, inclusive, identificar oportunidades de novos estudos na área, voltados para a região amazônica”, ressalta.
O Seminário será dividido em dois momentos – o ciclo de palestras, que acontecerá no dia 18, no auditório da Suframa, entre 14h30 e 18h, e a mesa-redonda que será realizada no auditório da Fucapi, no dia seguinte, mesmo horário. “A mesa-redonda será um momento importante para promover a integração entre os palestrantes e os pesquisadores da região, no intuito de gerar conhecimentos que agreguem valor aos trabalhos aqui realizados”, frisa Nakamura.

Programação da palestra

A palestra de abertura, titulada de “Processamento de Informação em Redes de Sensores”, será ministrada pelo professor da Universidade Estadual de Luisiana (Luisiana, EUA) e do Instituto Indiano de Ciências (Balagore, India), Sundajara Iyengar. Referência mundial em redes de sensores; o professor John Edward Hopcroft dará prosseguimento às exposições abordando, na segunda palestra, a “Teoria da Ciência da Computação como Auxílio à Pesquisa na Era da Informação”; O encerramento do ciclo de palestras ficará por conta do professor do Departamento de Ciência da Computação da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), Nivio Ziviani, que abordará o tema “Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Web.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar