Um total de 16 empresas de fruticultura participou de capacitação oferecida pela Fieam (Federação das Indústrias do Estado do Amazonas), por meio do CIN (Centro Internacional de Negócios), nesta semana. O curso, ministrado gratuitamente, faz parte do projeto “Novos Rumos para a Fruticultura Brasileira”, iniciativa da Fiea (Federação das Indústrias do Estado de Alagoas), com apoio das federações do Amazonas, Pará, Pernambuco e Rio Grande do Norte.
O treinamento foi ministrado pelo consultor da Universidade de Milão, Guiseppe Granelli, com o consultor do projeto, Valcedir Queiroz. Os produtores foram orientados sobre o processo de exportação, cuidados na colheita, temperatura de armazenagem, embalagem e qualidade das frutas para exportação.
Segundo Queiroz, o projeto levantou a situação dos produtores do Norte e Nordeste, visando inserir os produtores no mercado internacional. A pesquisa ouviu 90 produtores, em 13 Estados. O Amazonas tem como pontos fortes o clima, abundância de água, área portuária próxima, chuvas durante todo o ano e boa comercialização.
Os pontos fracos são a falta de assistência técnica e de marketing, dificuldade de acesso, falta de fornecedores, pouco crédito e financiamentos e logística problemática.
