Pesquisar
Close this search box.

Frutas regionais valorizam a Páscoa

https://www.jcam.com.br/PGB2_1803.bmp

Produtores investem em matérias-primas locais e, de quebra, atraem o turista para destinos

A gastronomia é um dos artigos mais valorizados pelos turistas que viajam pelo Brasil. A combinação de sabores, de aromas e de texturas típicas da culinária tupiniquim fica ainda mais evidente com a proximidade da Páscoa, época em que é possível encontrar ovos que misturam o cacau a uma série de frutas típicas do Brasil, como o cajá, o cupuaçu, o açaí e até a pouco conhecida grumixama. Em boa parte dos casos, o ovo de páscoa ganha o sabor agridoce e a fruta aparece em forma de creme no recheio. A boa notícia é que a mistura de chocolate com fruta resulta em sabores inusitados e pode ser encontrada, cada vez mais, associada à produção de chocolates caseiros, de acordo com o chef paulistano Diego Lozano, dono de uma escola de confeitaria em São Paulo. Ele destaca a combinação de cacau com pitanga, fruta de sabor agridoce e polpa aquosa; com priprioca, cuja raiz libera uma fragrância amadeirada com notas florais e com sementes de Cumaru, que lembra a baunilha.
A empresária paraense Iolane Tavares se inspirou nos frutos da Amazônia para abrir uma loja de chocolates artesanais frutados em São Paulo. Natural de Belém (PA), ela encomenda suas iguarias com produtores da floresta. “Hoje está mais fácil de vender e valorizar os produtos artesanais. A gastronomia brasileira está na moda”, afirmou.
Prova disso é que a indústria do chocolate investe nesse nicho de mercado. Sabores como o cupuaçu e o açaí (confira receita), frutas típicas da Amazônia, aparecem em bombons, trufas e ovos de páscoa, embora as frutas mais usadas ainda sejam as importadas, como o morango e o maracujá.
Frutas amazônicas, como o cupuaçu, açaí, cajá, castanha, cumaru, entre outras, despontam como ingredientes valorizados, não apenas por cair no gosto dos brasileiros, como também dos turistas.

Novas combinações
A Páscoa é um momento propício não só para experimentar novas combinações de sabores, como também para visitar destinos em que o chocolate é a grande pedida. A cidade baiana de Ilhéus, terra pioneira na produção brasileira do cacau – e ainda grande produtora, oferece aos turistas uma visita à primeira fábrica de chocolate artesanal do nordeste. Os ovos mais procurados por lá são de açaí, cupuaçu e cereja, segundo Hanz Schaeppi, o proprietário. Em Fortaleza (CE), os chocolates caseiros recheados com frutas também fazem sucesso com os turistas que visitam a capital. Um dos produtores mais conhecidos é o artesão Arthur Vieira Neto, que herdou a tradição de família. Desde 1970 ele valoriza em suas produções o uso do cacau produzido no Brasil e matérias-primas da Amazônia e do nordeste. Castanha, ameixa, abacaxi, bacuri, buriti, caju, coco e tamarindo compõem o recheio dos bombons e ovos de páscoa. Arthur revende, ainda, seus produtos a vários consumidores do país. É quase impossível falar do chocolate brasileiro sem falar de Gramado (RS). O doce é um dos símbolos da cidade gaúcha, pioneira no Brasil na produção de chocolates artesanais. As 30 fábricas no centro da cidade são um roteiro turístico imperdível e saboroso. Para quem estiver na região até o domingo de Páscoa poderá participar da 1ª edição do Festival de Chocolate, uma feira temática gratuita que oferece atividades como pintura e artesanato para crianças e adultos.
Descubra, a seguir, a origem de cada um dos frutos brasileiros que estão sendo combinados com o chocolate em receitas de produção caseira:
Cacau – Cultivado em várias regiões do Brasil, o cacau é encontrado principalmente na Bahia, Espírito Santo e Rondônia. Estudos recentes mostram que a fruta é nativa da América Central.
Baru – É um fruto do cerrado brasileiro saboroso. Ele faz parte da família das castanhas. É possível encontrá-lo também na região da Amazônia. A crocância da amêndoa de baru lembra o amendoim.
Pequi – Espécies desse fruto são encontrados na Caatinga e na Amazônia. A árvore é nativa do Cerrado. A mistura leva chocolate com a essência da poupa.
Pitanga – Tem um sabor agridoce, mas ainda é pouco valorizado na culinária. Pernambuco é um dos principais produtores da fruta. Tem origem na Mata Atlântica.
Cupuaçu – Nativa da Amazônia, também é cultivado no Cerrado. Tornou-se matéria-prima para sorvetes, sucos e vitamina
Cajá – Fruta nativa da região Norte do país, o cajá pode ser encontrado na Paraíba e na região amazônica. A polpa tem um sabor refrescante, que lembra a manga.
Grumixana – É considerada a cereja brasileira. Seu sabor lembra pitanga e jabuticaba. Conhecida por poucos, pode ser encontrada na Amazônia e em cidades paulistas.
Castanha do Pará – Também conhecida como castanha do Brasil, tururi ou castanha do Acre, é abundante no norte do país. O fruto contém a castanha, a semente da árvore.
Cumaru – A semente, encontrada na Amazônia, tem um sabor que lembra baunilha, porém mais amadeirado e aromático.
Priprioca – É uma raiz com toque levemente amadeirado. A essência é ideal para utilizar em receitas doces. Também encontrada na região amazônica, a planta é medicinal.
Uvaia – Fruta encontra no sul do país, principalmente no interior de São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Tem aroma suave e agradável.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar