Pesquisar
Close this search box.

Frente & Perfil – Fogo inimigo e também dos possíveis aliados

A campanha eleitoral para o cargo de governador do Amazonas já começou e o ex-prefeito de Manaus, Serafim Corrêa (foto), pré-candidato do PSB, está sendo chamado para o debate todos os dias por seus pretensos adversários. Agora, também os possíveis aliados resolveram atirar em Serafim, porque ele comparou o interior do Amazonas ao Haiti.

O ex-prefeito chegou semana passada de seu périplo por diversos municípios da calha do Alto Solimões e o que viu por lá o deixou abismado. Serafim foi ver de perto o abandono em que vivem as populações desses municípios, cuja região a ONU classifica como bolsão de miséria, onde as pessoas sobrevivem com menos de 1 dólar por dia.

É miséria igual a dos países africanos mais pobres. Então, é difícil entender por que o deputado Luis Castro, do PPS, partido que faz oposição ao governador Eduardo Braga e, até por falta de opção, poderá compor com Serafim, partiu para o ataque gratuito e, até certo ponto, injusto.

Por mais que a propaganda oficial do governo do Estado procure vender a imagem do Amazonas rico e empreendedor, a região do Alto Solimões não pode esconder seu estado econômico vegetativo. Lá, todos os índices de desenvolvimento humano beiram ao ridículo, se o fato não fosse trágico, com falta de serviços básicos e onde a força do governo chega muito lentamente.

Serafim vem sendo criticado por muitas coisas que deixou de fazer quando foi prefeito, mas ao comparar o interior do Amazonas ao Haiti não lhe cabe reprimenda. A viagem do ex-prefeito teve como objetivo buscar munição para a campanha ao governo, que promete ser uma disputa de todos contra ele. Serafim sabe disso e por isso quer o apoio do PSDB do senador Arthur Neto. Se conseguir, o PPS vem junto, a traz consigo Luis Castro.

Papel

A KSR Distribuidora, do grupo Votoratin, adotou uma postura agressiva no mercado de papel para jornais e gráficas. A mudança começou com a chegada ao comando da empresa do administrador Carlos Marcelo Guarnieri, experiente vendedor externo, que deu nova dinâmica à relação da KSR com seus clientes e reforçou o setor de vendas. Em Manaus, esta é a primeira vez que se assiste uma ascensão tão grande no comando de uma empresa e sua imediata reação no mercado.

Sedex

A EBCT (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos) precisa explicar por que uma encomenda postada pelo serviço de Sedex, em Manaus, demora até seis dias para chegar em São Paulo. As encomendas do serviço de Sedex, em todo Brasil, costumam chegar ao destino 24 horas após a postagem, mas essa rapidez não está disponível aos clientes locais.

Surpreso

O deputado Liberman Moreno declarou estar surpreso pelo fato de o presidente da ALE (Assembleia Legislativa do Estado), Belarmino Lins, ter anunciado que a PEC 05/2009, estabelecendo piso salarial dos funcionários estaduais, será publicada no Diário Oficial na próxima semana. Liberman disse não ter sido ele quem fez pressão pela publicação da PEC. “O máximo que eu faço é dar minha opinião, quando sou chamado”, argumentou.

Pressão

A mudança de opinião de Berlamino Lins em relação à PEC 05/2009, deve ter sido motivada pela visita que ele recebeu ontem, na ALE, de uma comissão de funcionários públicos estaduais, com interesse legítimo na matéria. Belão, que não é de receber pressão, como dizem as pessoas que convivem com ele, deve ter refletido que 2010 é ano de eleição e aí…

Anarquia

Os moradores dos condomínios localizados ao longo da avenida Efigênio Sales resolveram fazer uso das próprias razões e começaram a retirar os blocos de cimentos que fecham os retornos e impedem o rápido acesso às suas residências. Não querem se submeter às novas condições da via e nem fazer retorno no complexo viário da Bola do Coroado. Se cada morador de Manaus resolve planejar a cidade conforme suas conveniências, então se abre precedente à anarquia total.

Detran

O Detran promove ações para disciplinar o trânsito em frente às escolas particulares e evitar a formação de filas duplas e o congestionamento no horários de entrada e saí­da dos alunos. É uma missão espinhosa que o Detran deve levar a cabo com perseverança. Difícil é educar motoristas que se consideram chiques nas festas, mas se tornam uns brutos ao volante.

Vizinhos

A Cidh (Comissão Interamericana de Direitos Humanos) manifestou preocupação com a situação política da Venezuela, país que vive crescente onda de violência e enfrentamentos entre partidários pró e contra o presidente Hugo Chávez. A comissão também teme que a instabilidade venezuelana se espalhe para dentro das fronteiras dos países vizinhos, ocasionando problemas sérios em todo o continente sul-americano, incluindo o Brasil.

Cadê a PF

Há dois dias esta coluna tenta contato com a assessoria de imprensa da Superintendência da Polícia Federal, em Manaus, para saber se a PF montou algum esquema especial na fronteira entre Brasil e Venezeula e não consegue falar com o assessor. Nos contatos por telefone, o máximo que se consegue e passar a tarde inteira ouvindo música no ramal do mesmo.

Linhas Cruzadas

Promoções

O Amazonas Shopping Center também entrou na temporada de liquidações, prometendo descontos de até 70% em diversos produtos. As promoções começam hoje e vão até domingo. A direção do Amazonas Shopping espera incremento de 15% no fluxo de visitantes e vai oferecer formas de pagamentos atrativas aos clientes e dica de modas, com profissionais especializados.

Prestação

A Semad (Secretaria Municipal de Administração) apresentou relatório sobre material de iluminação pública aplicado nas obras do complexo viário Gilberto Mestrinho. Foram utilizados 282 projetores, 146 luminárias, 89 braços de arco da luz, 51 postes novos e 23 reaproveitados e 6.185 metros de cabos de diversas bitolas, totalizando um custo estimado de R$ 790 mil.

Projetos

Termina amanhã o prazo para as empresas encaminharem projetos industriais à análise técnica da Seplan (Secretaria de Estado de Planejamento e Desenvolvimento Econômico), com objetivo de incluí-los na pauta do Codam (Conselho de Desenvolvimento do Estado do Amazonas). As propostas devem ser enviadas via internet para o e-mail [email protected]. A primeira reunião do ano do conselho está marcada para o dia 25 de fevereiro.

Hermanos

A situação econômica na Argentina e na Venezuela está tão crítica que ameaça a expansão das economias dos vizinhos. Enquanto a maior parte dos países da América do Sul caminham para a estabilidade financeira, Hugo Chavéz e Cristina Kirchner dirigem suas nações para o precipício.

Claro

Clientes da operadora Claro enviaram e-mail reclamando que seus telefones pré-pagos, comprados no dia 27 de janeiro, ainda não foram habilitados. A empresa escondeu a informação de que tal tipo de serviço não estava sendo oferecido logo de imediato, como pensavam os compradores de novos aparelhos. A operadora vem adiando a habilitação dos telefones e prorrogando prazos para oferecer o serviço.

Pescador

O deputado estadual Walzenir Falcão (foto), que também é presidente da Confederação Nacional dos Pescadores, vai se encontrar hoje, às 15h, com o arcebispo de Manaus, dom Luiz Soares Vieira. Na pauta de audiência, Falcão vai pedir apoio da Igreja Católica para o Grito da Pesca, movimento de interesse dos pescadores programado para ocorrer em Manaus, em março. Os dois devem discutir ainda sobre cursos profissionalizantes destinados à classe dos pescadores e os conflitos nos rios e lagos do Amazonas, onde os interesses das comunidades locais se batem contra os pescadores. A igreja deve intermediar esses problemas.

E-mails para esta coluna: [email protected]

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar