Pesquisar
Close this search box.

Frente & Perfil: Braga vai pagar Artur na mesma moeda

Questionado sobre a intenção do prefeito eleito Artur Neto (PSDB) de procurá-lo, o senador Eduardo Braga (PMDB) disse que sua relação com o adversário seria igual à que os dois tiveram quando um era senador e o outro governador, “republicana”. Há entrelinhas nesse discurso. Corre no meio político, há algum tempo, uma versão segundo a qual Artur teria imposto várias condições para colaborar na aprovação, pelo Senado, do empréstimo requisitado pelo Amazonas ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para as obras do Prosamim. Uma frase, inclusive, seria o emblema dessa imposição e teria irritado profundamente Braga.

O troco

Ao dizer, portanto, que trataria Artur da mesma forma republicana que ele o tratou quando era governador, Braga está deixando claro que vai dar o troco. Dificilmente a relação entre os dois será normal e civilizada. Eles se detestam, e o senador atribui ao prefeito eleito as ofensas à sua esposa, Sandra, durante o processo eleitoral de 2008, quando o então senador tucano comandou toda a cena do famoso “Caso Renata”. É impossível que tenham uma convivência pacífica.

De olho

Quem ouviu, ontem, na rádio CBN, a entrevista do presidente do Manaustrans, cel. Walter Cruz parecia que estava diante de um homem educado, polido e especialista no assunto trânsito. Tudo isso faz parte da nova imagem que o gestor está tentando passar para a futura administração, com o objetivo claro de permanecer no comando do órgão.

‘New look’

Walter, falando sobre a quantidade da frota que circula pelas ruas de Manaus, reclamou do governo federal que facilitou a aquisição de novos veículos. O dirigente cobrou do mesmo governo projetos de melhoria do trânsito. Porém, ele esqueceu que quem tem que apresentar os projetos é a prefeitura e não as autoridades federais. Além do novo “look” o coronel tem que mostrar competência para falar de trânsito, se quiser pleitear a permanência. Mesmo com campanha do dono da CBN Manaus, Ronaldo Tiradentes.

Aleluia

E por falar em trânsito, finalmente, parece que as obras da alça em frente à Ufam vão começar. A ideia é fazer com que quem vai passar direto, rumo ao Distrito, não fique preso no semáforo. Acontece que todos sabem que é apenas um paliativo. Faz tempo que se cobra um posicionamento da universidade sobre uma nova entrada, usando o bairro do Coroado. Até quando se vai ficar no “jeitinho”?.

Goraieb

E o interessante, é que as obras foram anunciadas pelo superintendente do Implurb, Manoel Ribeiro. Parece até que a prefeitura não tem mais secretaria de Obras. De todo-poderoso, de supersecretário, Américo Goraieb, passou a não ter poder nenhum.

Acabou

Por sinal, Manoel Ribeiro avalia a decisão judicial que determinou a devolução do projeto de revisão do Plano Diretor de Manaus à prefeitura como uma antecipação do final de sua gestão. Como Artur Neto já pediu que nenhuma medida seja tomada antes de sua posse, o secretário, que também é ex-prefeito, não consegue mais enxergar o que pode fazer até o final do mandato do atual prefeito, em 31 de dezembro. Por isso, cogita férias antecipadas.
Recado

Um blog bastante próximo do governo do Estado mandou ontem um duro recado ao deputado Marcos Rotta (PMDB), dizendo que ele pode até mesmo perder o programa que mantém há 18 anos na TV Band Manaus (ex-Rio Negro), se decidir manter a candidatura à presidência da Assembleia Legislativa. Pelo menos foi assim que ele próprio interpretou ao ler o texto. “Se o governador quer que eu me retire da disputa, deveria me chamar e dizer isso, não mandar recados por terceiros”, afirmou ontem.

Crescendo

Com Ricardo Nicolau (PSD) bloqueado por causa do desgaste que uma emenda à Constituição Estadual, permitindo a sua reeleição, causaria ao Poder e ao governo, cresce nos bastidores a cotação de seu correligionário Josué Neto na corrida pela presidência da Aleam. O próprio já não esconde as articulações e tem dito a interlocutores que só teme agora pela concorrência de Belarmino Lins (PMDB), que é muito querido entre os colegas.

Negativa

O vereador Wilker Barreto (PHS) procurou ontem o presidente da Câmara Municipal de Manaus, Isaac Tayah (PSD) e tentou demovê-lo da ideia de disputar a reeleição. Argumentou que a opção pelo alinhamento a Eduardo Braga lhe tiraria as chances de vitória e pediu votos à própria candidatura. Ouviu do colega, entretanto, que não haverá desistência. “Estou na oposição ao prefeito eleito e se tiver que desistir, apoiarei uma candidatura neste campo, mesmo que esta não tenha chances de vitória”, afirmou.

Campanha

O vice-prefeito eleito Hissa Abraão (PPS) acompanha de perto a movimentação de um grupo que pretende diminuir a sua importância na futura administração municipal. Ele entende que isso já faz parte das articulações para a ocupação das principais secretarias. Ele emitiu sinais ontem de que vai procurar Artur para pedir que ele interfira na situação e não permita que o mandato comece com rusgas entre eles. “Não tenho que disputar espaço com ninguém. Já provei o meu valor na campanha”, afirmou.

Ao menos um

Não reeleitos, os vereadores Leonel Feitosa (PSD), Luiz Alberto Carijó (PDT) e Homero de Miranda Leão (PHS) se uniram para tentar emplacar pelo menos um deles como secretário na gestão de Artur Neto. Eles têm articulado freneticamente neste sentido na Câmara, conversando e pedindo apoio dos reeleitos e dos novatos. No alvo do trio estão as secretarias de Saúde, Finanças e a Procuradoria-Geral do Município. Não será fácil.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar