Fraude faz com que usuários desistam das transações bancárias via internet

O Instituto de Pesquisa Fractal, empresa que está entre as melhores do mercado de pesquisa e consultoria de negócios do Brasil, apresenta Painel da Indústria Financeira 2006 que mostra o novo comportamento das classes sociais A e B, em relação às transações bancárias, levando em consideração pessoas com renda acima de R$ 4 mil.
Dentre os principais resultados do estudo, destaca-se a queda significativa de 7% do uso da internet, em relação ao ano anterior. “Este indicador foi impulsionado pelos casos de fraudes na internet e na invasão dos sistemas bancários. Observamos que, entre 2005 e 2006, houve uma redução significativa de 7% no uso dos canais de internet, tanto para fazer transferências quanto para transações simples, como extratos e pagamento de contas”, avaliou Celso Grisi, diretor presidente da Fractal e professor da FEA-USP (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo).

A pesquisa mostrou também que a utilização dos serviços de máquinas de auto-atendimento cresceu, em média, 6,5% de 2005 para 2006. Um índice de destaque foi a redução nos contatos por telefone feitos pelos clientes das instituições financeiras.

Nas classes A e B, para cerca de 88%, dos entrevistados o maior atrativo para o uso regular dos bancos é a competitividade nas tarifas e o pequeno grau de desburocratização das agências. Já 89% dos participantes do estudo têm como principal exigência a capacidade de resolução rápida e tomada de providências em caso de erros.

“Tendo como principal meta a redução do número de idas às agências, este tipo de consumidor procura bancos que ofereçam formas alternativas de fazer seu banking, produtos diferenciados e de alta qualidade, além do bom nível de atendimento e rentabilidade nas aplicações”, avaliou Grisi.

Outro comportamento bastante identificado na pesquisa é que a alta renda não é completamente atendida somente por um banco. Normalmente, este público faz uso de mais de uma instituição bancária para suprir o conjunto de suas necessidades, bastante diversificadas. Dessa forma, é comum que utilizem um banco para aplicação, outro para pagamentos e movimentações simples e um terceiro destinado a financiamentos.

A pesquisa é realizada anualmente nas seguintes capitais: São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Recife, Salvador, Brasília, Florianópolis e Campo Grande, nas cidades paulistas de Campinas e Ribeirão Preto, além de Joinville e Blumenau, localizadas em Santa Catarina. Foram entrevistadas 2.481 pessoas, entre 2005 e 2006, com idade entre 31 e 50 anos.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email