O aumento da renda da população tem estimulado o hábito de comer fora de casa. De olho nas oportunidades desse mercado, franquias voltadas para o segmento de alimentação têm crescido significativamente no país. De acordo com levantamento da Associação Brasileira de Franchising (ABF), os negócios deste segmento faturaram mais de R$ 20 bilhões em 2012, o que representa um crescimento de 17,6% em relação ao ano anterior. A categoria tem o maior número de redes do setor de franquias, alcançando 481 no total. O aumento dessa demanda traz uma mudança de comportamento no segmento de shopping centers, que passam a oferecer entradas independentes e horários de funcionamento alternativos.
Para atender consumidores cada vez mais exigentes e proporcionar a mesma experiência vivenciada fora dos shoppings, esses empreendimentos disponibilizam espaços que operam como estruturas independentes. “O horário de funcionamento desses estabelecimentos não está mais atrelado às horas em que o complexo fica aberto, para que o cliente tenha uma flexibilidade maior”, explica Cesar Garbin, diretor e sócio da 5R Shopping Centers. Além de horários diferenciados, muitos desses restaurantes apresentam entradas independentes, além de maior comodidade para o cliente, disponibilizando até manobristas.
Ainda de acordo com os dados da ABF, o número de unidades de franquias, voltadas para alimentação, teve alta de 16%, passando de 13.866 em 2011, para 16.029 em 2012. “A maior parte dos estabelecimentos voltados para alimentação em shoppings corresponde às franquias, e são cada vez mais diversificados os perfis dos negócios, com redes especializadas desde alimentos naturais até fast food ”, explica Garbin.
O setor também influencia diretamente na locação de espaços nos empreendimentos. As praças de alimentação não movimentam apenas a instalação de empresas voltadas para essa área, mas interferem também na comercialização de lojas nas proximidades delas. “Dependendo do perfil do público que frequenta o shopping, o aluguel de um espaço próximo à praça de alimentação chega a ser até 30% mais alto”, explica Garbin. Embora os preços sejam maiores, o lojista tende a ser recompensado pelo grande fluxo de pessoas e, consequentemente, lucra com mais vendas.
Franquias voltadas para alimentação
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
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