Franquias são a bola da vez

O mercado de franchising, embora impactado pela retração da economia, continua a dar sinais de resiliência, fomentando o crescimento do empreendedor por necessidade. De acordo com ABF (Associação Brasileira de Franchising), o setor comemora um crescimento nominal de 7,6% no primeiro trimestre de 2016.
Em sua mais recente Pesquisa Trimestral de Desempenho do Franchising, também aponta crescimento no volume de unidades, em 2,9% e de 108 novas marcas ingressando no sistema. Há 25 anos apostando no mercado nacional, a ABF Franchising Expo reuniu mais de 400 marcas expositoras do Brasil, Estados Unidos e Japão e espera atrair um público superior a 60 mil visitantes. Com mais de 50 novos expositores, a feira traz franquias com investimento inicial de R$ 10 mil até R$ 1 milhão. O evento começou ontem (15), nos Pavilhões Azul e Branco do Expo Center Norte, em São Paulo (SP) e segue até sábado (18).
Na avaliação da presidente da ABF, Cristina Franco, o franchising brasileiro demonstra ser um forte. “Diante de um cenário econômico complexo, o setor mostra estar amadurecido, estruturado e ser capaz de adaptar-se e reagir rapidamente, baseado no trabalho em rede, em processos de gestão cada vez mais consistentes, treinamento e capacitação, entre outros fatores”. Para 2016, a ABF projeta para o setor um crescimento de 6% a 8% em faturamento; de 8% a 10% em número de unidades e de 4% a 6% em número de marcas, apontam as pesquisas.
Mas, se por um lado cresce o número de desemprego, trazendo preocupação com cerca de 12 milhões de pessoas desocupadas no país, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), por outro lado também cresce o volume de empreendedores por necessidade. “Nós recepcionamos também profissionais que, demitidos ou com poucas expectativas em seus mercados de trabalho, escolhem o franchising para abrir seu primeiro negócio, ou seja, os empreendedores por necessidade. Na ABF Franchising Expo, temos a oportunidade de reunir esses potenciais candidatos e redes de franquias”.

Amazonas
Presentes no Amazonas, O Boticário do segmento Esporte, Saúde, Beleza e Lazer; Bob’s, Subway, Cacau Show e McDonald’s (Alimentação); Colchões Ortobom (Casa e Construção); Kumon, Wizard Idiomas e Evolute Cursos (Educação e Treinamento) e BR Mania (Negócios, Serviços e Outros Varejos), as franquias compõem o leque de mais de 400 marcas presentes na ABF Franchising Expo 2016. “Estamos fazendo nossa lição de casa e acreditamos que no momento em que o país retomar o caminho do desenvolvimento, o franchising estará ainda mais fortalecido”, afirma a presidente da ABF.
Cristina Franco comemora a 25ª edição da ABF Franchising Expo, que chega trazendo oportunidades de negócios, tanto para empreendedores experientes, como para profissionais que buscam alternativas de ocupação e renda frente ao atual cenário econômico. “Ao oferecer um negócio, estrutura e produto pré-formatados e testados, o franchising se consolidou como uma alternativa mais segura e rápida de empreender.
Mesmo no atual momento econômico, nosso modelo continua a atrair grandes empresas, interessadas em expandir seus negócios pelo franchising, e empreendedores maduros, que buscam melhores condições comerciais e custos mais baixos”, destaca.

Novidade

A partir deste ano, a ABF Franchising Expo passa a ser realizada, simultaneamente, com um evento inédito e exclusivo: ABF Franchising Week. Trata-se de uma semana de imersão no universo da franquia com alguns dos principais congressos, seminários e simpósios. “Reunindo grandes palestrantes e um conteúdo atual e estratégico. Uma excelente oportunidade de networking e troca de experiências!”
Com mais de 50 novos expositores, a ABF Expo 2016 traz franquias com investimento inicial a partir de R$ 10 mil até mais de R$ 1 milhão, de segmentos variados como Alimentação, Educação, Calçados e Acessórios, Casa e Construção, Saúde, Beleza e Lazer, Vestuário, Lavanderia, Limpeza e Conservação, Conveniência e os mais variados Serviços.
Segundo o diretor de treinamentos e eventos da ABF, Juarez Leão, a ABF Franchising Expo é considera a principal vitrine do mercado de franquias nacional. “Tradicionalmente, é na feira que as redes apresentam novos formatos, condições comerciais mais atrativas e novos produtos e serviços, dentre outras inovações. Em um cenário desafiador, acreditamos que o mercado irá intensificar ainda mais este movimento, a fim de manter sua atratividade e resultado. Versões mais compactas, novos nichos e movimentos de internacionalização estão dentre as novidades que aguardamos”, afirma.
O Grupo BFFC (Brazil Fast Food Corporation), promete apresentar muitas novidades, neste ano. Durante a feira, cerca de 20 executivos da holding vão estar no local para receber os interessados em obter informações das marcas Bob’s e Yoggi. As oportunidades de negócios vão de R$ 250 mil a R$ 1,7 milhão. A expectativa é atender, ao longo dos quatro dias de evento, mais de 5.000 visitantes. Os empreendedores que estiverem no Expo Center Norte, na capital paulista, até o próximo sábado, poderão conhecer o plano de expansão das marcas Bob’s e Yoggi, no estande com 104 m². No local serão apresentados o portfólio de produtos de cada marca, o custo de investimento, o formato das lojas e outras informações, segundo a assessoria de imprensa do Grupo BFFC.
Na área do Bob’s, será possível conhecer o novo modelo de ponto de venda da rede, que vem sendo implementado desde 2014. Hoje, o Bob’s já possui quase 20% da sua rede dentro do novo modelo de negócio. O conceito traz uma experiência completamente nova para o consumidor, onde há a possibilidade de customização de produtos, autosserviço de refrigerantes, molho à vontade e novo design de loja arrojado e inovador que foi desenvolvido pela arquiteta Bel Lobo, especialmente, para a marca.
Em 2016 o Bob’s ganhou pelo 20º ano consecutivo, o Selo de Excelência em Franchising, concedido pela ABF. O selo reconhece a qualidade da empresa franqueadora no relacionamento e na atuação com sua rede franqueada, estimulando a constante melhoria de gerenciamento operacional e de negócios.

Metodologia

A Pesquisa Trimestral de Desempenho do Franchising, da ABF, foi realizada com redes associadas e não associadas, que juntas representam 47% do faturamento do setor. Os números do desempenho do setor são apurados em pesquisa por amostragem, cruzados com levantamentos feitos por entidades representantes de setores correlatos ao sistema de franquias, tais como: Apex-Brasil, CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) e Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers), órgãos de governo como o IBGE, e instituições parceiras, no caso do Sebrae.
Auditados por empresa independente, os dados divulgados pela ABF servem ainda de referência para governos, entidades internacionais do franchising, como World Franchise Council e FIAF (Federação Ibero-Americana de Franquias).

O QUÊ? 25ª ABF Franchising Expo
ONDE? Expo Center Norte – Pavilhões Branco e Azul – rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme – São Paulo – SP
QUANDO? 15 a 18 de junho
HORÁRIO: Terça a sexta-feira das 13h às 21h e sábado das 11h30 às 18h30
INFORMAÇÕES:Preço do Ingresso Antecipado: R$ 60,00 válido para todos os dias
Preço do Ingresso durante a realização do evento (online e na bilheteria local): R$ 70,00 válido para todos os dias

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email