Pesquisar
Close this search box.

Franquias crescem com jovens

https://www.jcam.com.br/PGB5_16_12.jpg

Minds Idiomas que possui 70 unidades no País tem 70% dos seus franqueados jovens

Ter o próprio negócio tem sido cada vez mais a meta dos recém-formados e, nesse contexto, o franchising por ser um modelo testado e com transferência de know how, oferece mais se-gurança para investir. Os jovens empreendedores já representam uma boa fatia para redes que vão de educação à limpeza profissional. É o caso da Minds Idiomas que possui 70 unidades em todo o Brasil e cerca de 70% dos seus franqueados são jovens. “Acreditamos que são mais criativos, estão dispostos e abertos para as metas, sem vícios e trazem novas ideias para a rede”, comenta Leiza Oliveira, fundadora da Minds Idiomas.

Muitos franqueadores na seleção de novos franqueados têm interesse em jovens franqueados por acreditarem que os novos empreendedores estarão mais dispostos a encarar os desafios e seguir as regras da rede. Entretanto, o Cebrac (Centro Brasileiro de Cursos) não descarta empreendedores mais maduros, mesmo considerando que trabalhar com franqueados mais jovens é de fato muito vantajoso.
“O número de jovens empreendedores em nossa rede vem aumentando nos últimos anos. Temos casos de franqueados que já fizeram sua primeira unidade decolar e agora já cami-nham para abertura em novas cidades”, comenta Fábio Pozza, diretor de marketing e expan-são da marca.
O setor de limpeza profissional presenciou nos últimos meses um boom na demanda tanto de clientes como de investidores interessados. No caso da Limpeza com Zelo, metade dos franqueados da rede é jovem. Para Renato Ticoulat, franqueador da Limpeza com Zelo, os jovens representam inovação, tendo em vista que estão em contato com o novo o tempo todo e essa é uma visão valiosa para o negócio. Mas ao mesmo tempo destaca a importância da franqueadora estar preparada para gerenciar os jovens empreendedores.

“É preciso saber lidar com algumas características comuns como falta de conhecimento de negócios, resistência a hierarquias, não reagem bem as criticas, ansiedade e ambição. A Limpeza com Zelo tem o selo da ISO 9001, ou seja, capacidade de analisar e agir com base em técnicas de gestão de pessoas”, explica Ticoulat e completa dizendo que “Os jovens são essenciais para estimular bons debates e pensar em novas soluções para os desafios do mercado”, conclui.
E essa realidade parece ser compartilhada por diversos setores. Dos 20 franqueados que a Rede Bem Drogarias possui, oito deles tem até 35 anos de idade. Na opinião do diretor superintendente, os jovens possuem um espírito empreendedor mais aguçado, mais aberto às novidades, as mudanças e a inovação. “Aliás, essas qualidades implicam no sucesso, pois, até para administrar riscos, eles demonstram mais coragem e determinação, o que é fundamental para um empreendedor, pois, desafios surgem a todo o momento e é preciso saber contorná-los”, considera Vieira.
Outras franquias já possuem foco voltado para este público alvo, é o caso da Viva Eventos, uma rede de franquias especializada em organização de festas, principalmente formaturas. “Nosso público são os jovens, por isso damos prioridades para empreendedores mais novos que gostam deste ambiente e a maioria são recém-formados da área de comunicação, por exemplo”, completa Vitor Pedrosa, sócio-fundador da marca.

E pelo que tudo indica os jovens serão o alvo de muitas redes já que número de interessados em investir em franquias com até 30 anos supera o número de investidores entre 31 a 40 anos, segundo os dados da Franchise Store. “O fato de proporcionar aos jovens empreendedores experiência e segurança é considerado relevante. Ter seu próprio negócio com todo o know how da franquia juntamente com a vontade do novo investidor de crescer com a marca é vantajoso para as franquias também”, comenta Filomena Garcia, sócia-diretora da consultoria. Para a especialista, o aumento de jovens interessados em franquias está diretamente ligado ao comportamento da geração Y -que é objetiva e focada em retorno rápido.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar