Com o tema ‘Logística e Infra-Estrutura para o Mercado de Fronteira’, aconteceu na última semana o 4º Frontur 2007 (Seminário Internacional de Turismo de Fronteiras), em Mato Grosso.
Fizeram parte das discussões ocorridas no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá representantes dos setores público e privado do Brasil, Bolívia Peru e Paraguai.
Participaram do painel mediado pelo representante do Dnit (Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes), Tércio Lacerda Almeida, o representante da província de Cusco (Peru), Gustavo Elias Ortiz; da Companhia Aerosur (Aérea Boliviana), Hugo Dias; o proprietário da Real Norte Transportes/MT, Éder Pinheiro; o representante do Sindicato das Indústrias Químicas de Mato Grosso, Olegário de Campos; o representante da Unifoz, Luís Rolim; e a representante da Secretaria Nacional de Turismo do Paraguai, Sofia Montiel.
Mais que destacar as necessidades de melhoria tanto na infra-estrutura dos países sul-americanos quanto da questão logística, todos os painelistas foram unânimes em afirmar que somente a união entre o poder público e a iniciativa privada é capaz de fomentar o turismo na região. “Temos uma indústria maior que o agronegócio que é o turismo. Ele gera renda e emprego, mas é cercado de muita burocracia. Precisamos acabar com esse entrave”, destacou o empresário Éder Pinheiro.
Pinheiro lembrou a importância da criação de linhas de crédito e incentivos fiscais pelo governo para aqueles que sobrevivem do turismo. “A grandiosidade da integração da América Latina só depende da gente, de nossos esforços”.
Para o representante da Unifoz, Luís Rolim, uma saída viável e econômica é o incremento da malha viária. “Precisamos trabalhar o interior da América do Sul. Priorizamos muito o litoral brasileiro. É hora de olharmos para o centro do continente. A via terrestre, até mesmo por conta do atual caos na aviação brasileira, é a melhor opção. É possível, temos que acreditar”, destacou.
Apesar de problemas de ordem política e burocrática que acabam atrasando o processo de integração de todos os países sul-americanos, muitos projetos pró-união estão sendo viabilizados. Um bom exemplo é a ‘Rota Pantanal Pacífico’, organizada pelo Instituto Pantanal Pacífico, que percorrerá desde o Brasil Central até as regiões banhadas pelo Oceano Pacifíco.