18 de maio de 2021

Foco e vontade para os grandes desafios

Vivemos em um momento histórico de grande velocidade de informações. Somos inundados de detalhes que até então não tínhamos e isto nos faz pessoas com necessidades urgentes tendo que abraçar grandes desafios mesmo não querendo. E como administrar este momento? Inicialmente precisamos conhecer de História, isso mesmo, de História, pois, assim, conseguiremos entender o que, e por que algo está acontecendo. Deste modo conseguiremos observar e analisar os acontecimentos e ver como oportunidades todas as dificuldades, o estresse, o problema fisiológico e mental de nosso cotidiano. Quando conseguimos observar que a História justifica e até informa o porquê dos acontecimentos, veremos que certamente será mais fácil planejarmos, fazermos, conhecermos e agirmos.

Os grandes desafios são muitos e precisamos buscar dentro do processo, analisando o passado, trabalhando no presente e vislumbrando num futuro a solução e o sucesso, pois, grandes desafios são grandes oportunidades em nossa vida. Devemos entender o progresso para participarmos ativamente dele. O entendimento também é uma questão de buscar e de querer. À vontade de realização faz um grande diferencial no momento de desafios na vida, assim, consegue-se atingir metas e objetivos aparentemente inatingíveis e incalculáveis. O processo da busca incessante de entendimento nos faz diferente dos demais, pois, conseguimos até nos planejar adequadamente para o futuro e os fatos que passam a acontecer já não são mais grandes novidades.

As oportunidades estão em todos os lugares e precisamos de atenção redobrada para poder vê-las e acompanhá-las. No cotidiano o que vemos são várias pessoas desmotivadas com reservas para fazer isso ou aquilo, reclamando de tudo e de todos, dizendo que não vão ter sorte e vai acontecer tudo de ruim que um ser humano pode pensar. Esquecem-se que as oportunidades, no momento atual, devem ser criadas pôr cada um de nós, não podemos esperar que outra pessoa simplesmente crie minha oportunidade de vida, assim, precisando encarar a realidade e refletir que nossa vida pode ser melhor ou pior do que é e a diferença está em minha atitude, pois, posso parar e ficar reclamando toda a vida e de tudo, ou tomar a decisão de pelo menos podermos tentar e conseguir se olhar no espelho sem se arrepender pôr não ter feito.

O planejamento pode ser o início de um grande sucesso. Assim, veremos os acontecimentos sendo realizados de modo a atingir metas totais chegando a alcançar todo o objetivo. Hoje vemos até muito planejamento sendo feito, todavia, a realização é outro desafio. Possuímos muitos teóricos que falam, mas não fazem. Fazer é necessário. Somente conseguimos buscar solução fazendo e agindo. Devemos detectar e escolher para nossas empresas as pessoas que conseguem ver que a teoria é necessária, mas deve ser sempre acompanhada pela prática. O sucesso depende diretamente do pensamento proativo, inovador e resiliente.

A preocupação de supervisionar todo o processo é uma necessidade real, pois, checando, estaremos acompanhando a necessidade de se replanejar, se necessário, alguns momentos para poder o desafio e as metas serem alcançadas e superadas. Quando temos um desafio muito grande precisamos inicialmente termos uma visão global (generalista) para entendermos todo o acontecimento junto com o pôr que, e no segundo momento podermos agir em partes. O melhor planejamento é aquele realmente pensado, analisado, discutido e criado com fim específico. Agir após o planejamento criado e conseguir operacionalizá-lo fazendo com que o que era teoria se transforme em realidade é fundamental. Assim o atingimento de objetivos de difícil solução será apenas mais um desafio do dia-a-dia.

Certamente, grandes desafios sempre existirão e a superação virá com o equilíbrio pessoal e profissional de cada um de nós. Deus e família sempre ajudará muito. Jamais poderemos deixar de conhecer toda a história, pois, somente assim entenderemos o desafio, conseguiremos olhá-lo não como dificuldade apenas e sim como grandes oportunidades. O planejamento deve ser sempre realizado de modo teórico e prático, porém, sua realização e sucesso estarão sempre ligados ao fazer. O que sempre é dificuldade no processo de realização de um planejamento será a matéria prima para inovações e descobertas promissoras e se conseguirmos planejar e organizar nossos passos, os desafios com certeza serão tratados como situações normais para uma melhor supervisão e checagem de todo processo sendo sempre necessário a preocupação do agir e do fazer. Assim poderemos ter sempre momentos repletos de sucessos e realizações focando, atingindo e superando nosso objetivos. 

Vamos refletir sobre isto?

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email