Pesquisar
Close this search box.

FNDE doa lanchas para municípios

Duas horas diárias de canoa para frequentar a escola. Essa é a rotina de Jaqueline de Sena Cavalcanti, aluna do 5º ano do ensino fundamental. Presente na cerimônia de entrega das cinco primeiras lanchas do programa Caminho da Escola, nesta segunda-feira, 28, em Manaus, ela não escondia a empolgação. Ao lado dos seus colegas da Escola Rui Barbosa, localizada no município amazonense de Manaquiri, Amazonas, comemorava: “Esta lancha é linda! Agora, nossa ida para a escola vai ficar bem melhor!”.
Prefeito de Manaquiri e presidente da Associação Amazonense de Municípios, Jair Aguiar Souto, fez coro à estudante. “Essas duas embarcações que estamos recebendo darão uma nova qualidade de vida para os nossos alunos”.
Manaquiri possui 74 rotas mapeadas de transporte escolar fluvial e uma demanda de 3,7 mil alunos por transporte escolar, seja por barco ou ônibus. Além de Manaquiri, outros dois municípios também receberam embarcações: Iranduba (duas) e São Paulo de Olivença (uma).
Na solenidade de doação das embarcações, o diretor de ações educacionais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Rafael Torino, afirmou que a parceria com a Marinha do Brasil foi fundamental para a produção das lanchas escolares: “A Marinha domina toda a tecnologia para construir barcos que primam pela segurança, agilidade e conforto”.
O acordo entre o FNDE e a Marinha do Brasil prevê a entrega, até 2012, de 600 lanchas para o transporte de estudantes de áreas ribeirinhas. Somente na região Norte, estima-se em 300 mil o número de estudantes da educação básica que usam barcos para chegar à escola.
(Fonte: ASCOM/FNDE)

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar