Pesquisar
Close this search box.

Fluxo em aeroporto deve ter aumento de 42%

Indicando retomada após as restrições dos decretos impostos pela pandemia, o  fluxo de passageiros, entre embarques e desembarques, no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes deve ter aumento 42% maior na movimentação deste fim de ano em relação ao mesmo período de 2020. Segundo números da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), a estimativa é que mais de 172 mil passageiros devem movimentar o terminal de Manaus  entre 17 de dezembro a 3 de janeiro de 2022. 

Em relação a oferta de voos para o período, também é esperado um crescimento de 32% e estão previstos cerca de 1.323 voos. A tendência de retomada é confirmada pelos segmentos de viagens que já vem observando a procura por viagens para o período de festas. 

“Há alguns meses percebemos essa demanda. Muitas famílias fecharam pacotes com antecedência para as festas de Natal e Réveillon. A vacinação trouxe mais segurança para os viajantes. Houve aumento de 30% em relação ao ano passado”, conta o consultor de viagens Thiago Souza. 

Ano passado, 121.628 passageiros utilizaram o terminal em Manaus. “Foi um período complicado para o setor de viagem e de aviação. Não tínhamos nem a certeza se teríamos vacinas o que preocupava vários segmentos”.

A expectativa de retomada para o segundo semestre era a aposta do  setor de turismo. Segundo a Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo), embora o volume de faturamento no início do semestre tivesse representado 25% abaixo dos níveis pré-pandemia, a projeção das operadoras é que o setor ganhasse força até o fim deste ano, cenário que se confirma pelo mercado.

O ambiente dos negócios deve ser ainda mais fortalecido por viajantes com destino aos EUA. Segundo Roberto Haro Nedelciu, presidente da Braztoa, com a liberação dos voos para o país,  a reação de procura por viagens ao país foi imediata. “A demanda para os EUA sempre existiu, mas estava ocorrendo de forma cautelosa, pois as pessoas não sabiam quando, de fato, poderiam viajar. Com tarifas aéreas atraentes e condições de compra flexíveis, as vendas estavam ocorrendo”, afirma 

Melhoria no ambiente de negócios

Diversos operadores e agentes sentiram o aumento da procura de viagens para o país. Isso também ocorreu com outros destinos que flexibilizaram a entrada de brasileiros, mas os EUA sempre esteve no topo da procura. “Esse cenário muda a todo momento, mas acreditamos que ele contribua muito para um panorama positivo de vendas para o fim do ano”, comenta Roberto Haro Nedelciu.

As agências de viagens amargaram prejuízos e viram planos de roteiros turísticos serem arquivados durante a pandemia, o start para retomada vem do segundo semestre de 2021. O setor acredita que a vacinação em curso acelerado vai aumentar as chances de retomada dados são revelados na 2ª Pesquisa “Os Desafios das Agências de Turismo”, realizada pelo Sebrae em parceria com a Abav  (Associação Brasileira de Agências de Viagem). 

A expectativa para 60% dos empreendedores é de incremento no faturamento até dezembro de 2021, apenas  14% acreditam que existirá uma queda. Quando analisado o segmento como um todo, 91% das empresas ligadas ao segmento declaram ter tido perda de faturamento, já quando se observa apenas o universo das agências, essa proporção cai para 56%.

A empresária Cláudia Mendonça confirma que o segmento está se reerguendo, com previsão de incremento em relação ao ano passado. Ela reforça que a vacinação  contra a Covid-19 é saída o que tem trazido resposta para o segmento que deve registrar índices positivos nas vendas de passagens até janeiro. “Ainda mais se considerarmos a reabertura das fronteiras ampliando o retorno dos voos internacionais”. 

Segundo Claudia, a retomada nos negócios a partir da reabertura das fronteiras já é observada e muitos destinos como Caribe e o México já estão sendo procurados.  “A  procura por destinos nacionais, considerando o tradicional Nordeste, despontam o turismo nacional”. 

Andréia Leite

é repórter do Jornal do Commercio
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar