Pesquisar
Close this search box.

FishFood promete alavancar delivery aproveitando iguarias regionais

MARCELO PERES

O segmento de alimentos por delivery se expande no Amazonas, algo que começou a ter maior visibilidade e mais importância durante as fases agudas da pandemia de coronavírus, gerando grande interesse no mercado local, principalmente em Manaus, capital do Estado.

Aproveitando esse incremento no setor, o FishFood, iniciativa do Senac Amazonas em sua unidade de Manacapuru, município da Região Metropolitana da cidade, promete disponibilizar iguarias com base nas potencialidades da gastronomia regional. Pratos diversificados, regados a pirarucu, tucunaré, entre outros insumos locais, poderão chegar às casas dos clientes, com a comodidade de um bom atendimento. O tão apreciado tucumã também ganha mais arrojo, agregando novos sabores, potencializando a sua degustação pelos consumidores.    

O FishFood faz parte do Projeto Integrador, Iguarias Amazônicas, que por enquanto pretende funcionar em Manacapuru, mas posteriormente a meta é chegar a Manaus e a outros municípios da região. E, provavelmente, a outras regiões do Brasil e até ao exterior. Está é a meta. 

As iguarias amazônicas serão servidas em box tão sofisticado quanto as melhores do mercado nacional. A novidade integra o Curso de Auxiliar de Cozinha – Qualificação Profissional, ministrada pela gastróloga e tecnóloga de alimentos Sigrid Nara Ruiz, que atua como docente no Senac Amazonas na unidade de Manacapuru há vários anos, sendo hoje uma das principais referências de profissional e pesquisadora no desenvolvimento de novos produtos alimentícios locais.

Sigrid é uma inovadora em projetos que aproveitam o potencial da culinária amazônica, notadamente do Amazonas, tão rica que atrai turistas nacionais e estrangeiros de todos os países. A cada curso ministrado por ela no Senac, os estudantes elaboram um projeto inovador ao final das atividades, carimbando o passaporte para a atuação no mercado de alimentos prontos. 

A gastróloga já participou de eventos em outros Estados do País, fazendo intercâmbio com chefs e outros profissionais da área, trocando experiências sobre a elaboração de pratos, diversificando cardápios, menus, que levam em conta as peculiaridades de cada região brasileira.

“Os cursos capacitam os alunos no aprimoramento de técnicas de cozinha, podendo atuar em restaurantes, cozinhas industriais, e nos mais diversos nichos do segmento”, ressalta Sigrid Nara.

Currículo

Segundo ela, a grade curricular de formação inclui o projeto integrador que consiste na exigência de os alunos apresentarem um projeto inovador ao final do curso. “A turma teve uma excelente ideia que facilita as atividades do mercado gastronômico, proporcionando mais benefícios ao consumidor”, acrescenta. “Todos ganham em maior praticidade e comodidade, além da inovação constante”, afirma.

De acordo com Sigrid Nara, projetos como esse demonstram que o segmento pode inovar e oferecer mais opções para os clientes, além de aumentar a competitividade no mercado ao disponibilizar novas iguarias. “O delivery é muito utilizado em outros países, mas ainda não atingiu a proporção tão esperada pelo público”, avalia ela. “É uma forma de incentivar o empreendedorismo regional”, destaca.

Os alunos também falaram sobre sua impressão do curso. “Participei para ver se eu me encaixava na gastronomia, mas com o passar do tempo fui amando tudo, vi o quanto as atividades podem oferecer em potencial de mercado”, diz Gracilene Santos de Araújo. “Agora, pretendemos dar continuidade ao projeto, já como profissionais”, afirma ela.

O aluno Kevin Talyson Rodrigues Bastos compartilha da mesma visão da colega. “O curso permitiu que ampliássemos os conhecimentos sobre gastronomia. Foi uma ótima oportunidade proporcionada pelo Senac. Todos saíram com o que aprenderam em sala de aula”, ressalta. “E destaco o trabalho da professora Sigrid Nara que passou todas as técnicas com muita maestria, sendo uma excelente profissional”, afirmou.

Marcelo Peres

Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar