Pesquisar
Close this search box.

Fiscalização de agrotóxicos será intensificada pelo governo nos próximos meses

Entre julho e setembro, no período pré-safra, o Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) intensifica as fiscalizações de rotina em indústrias fabricantes de agrotóxicos e empresas credenciadas para tratamento fitossanitário. Falsificação e contrabando também são alvos dos fiscais.
De acordo com o coordenador geral de agrotóxicos da SDA (Secretaria de Defesa Agropecuária), Luís Eduardo Rangel, os agrotóxicos ilegais são aqueles que não possuem registro no Mapa e o uso é proibido por não terem eficácia comprovada. “O registro desse defensivo é fundamental para garantir a segurança alimentar e é papel do Mapa atestar a eficiência agronômica do produto”, ressaltou.
O uso inadequado de agrotóxicos ou defensivos sem registro pode desenvolver resistência das pragas nas lavouras e acarretar resíduos em produtos vegetais acima dos LMRs (Limites Máximos de Resíduos) permitidos. Além disso, a prática pode ser nociva à saúde humana e ao meio ambiente, já que não foram avaliados pelos órgãos competentes: os ministérios da Saúde e do Meio Ambiente.
Ao comprar agrotóxicos contrabandeados, o agricultor tem prejuízo, pois o produto não oferece as garantias de eficácia e compromete a produtividade da lavoura, além de ficar sujeito a multas.
No site do Ministério da Agricultura, o usuário pode acessar o Agrofit (Sistema de Agrotóxicos Fitossanitários) para obter informações sobre marca comercial, cultura, ingrediente ativo, classificação toxicológica e classificação ambiental. No endereço www.agricultura.gov.br, basta clicar em Serviços, Agrotóxicos e, em seguida, Sistema Agrofit.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar