Pesquisar
Close this search box.

Fipe e Catho lançam indicadores inéditos

A Fipe, em parceria com a Catho, lançou ontem, três novos indicadores que oferecem uma visão mais aprofundada e imediata do mercado de trabalho e da economia brasileira. Os indicadores têm como base o banco de dados da Catho, maior site de classificados de currículos e vagas de emprego da América Latina. As informações disponíveis em tempo real permitem agilidade na extração dos números. Desta forma, é possível acompanhar a situação imediata do mercado de trabalho, sem a necessidade de esperar um ou dois meses para a divulgação dos dados oficiais. Todos os indicadores serão divulgados no último dia útil de cada mês, com informações sobre o próprio mês.
O primeiro indicador é uma estimativa para a taxa de desemprego calculada pelo IBGE, a Taxa de Desemprego Antecipada. O valor para dezembro de 2012 é de 4,4%, o menor já registrado em toda a série (iniciada em março de 2002).
A Fipe calculou também um índice que acompanha a relação entre novas vagas e novos currículos cadastrados na Internet, o Índice Catho-Fipe de Vagas por Candidato (IVC). Este indicador é mais amplo do que a taxa de desemprego, porque traz informações sobre os dois lados do mercado: a oferta e a demanda por trabalho. Em dezembro de 2012, para cada novo trabalhador em busca de um emprego havia 1,08 vagas disponíveis. Este valor foi maior do que em dezembro de 2011 (0,90) e menor do que o registrado em dezembro de 2010 (1,2).
O terceiro indicador permitirá o acompanhamento dos salários oferecidos pelas empresas que estão em busca de novos profissionais, por meio do Índice Catho-Fipe de Salários Ofertados.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar