Finep destina R$ 450 mi para desenvolvimento de produtos inovadores

Dinheiro para desenvolver uma boa idéia e sem necessidade de reembolsar um centavo. Essa proposta consta do edital da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), lançado na última sexta-feira, no Rio de Janeiro. Ao todo, a agência de inovação do Ministério da Ciência e Tecnologia prevê R$ 450 milhões para financiar projetos de pesquisa e desenvolvimento de produtos, serviços e processos inovadores.
“O aporte direto é um novo mecanismo de apoio para atender às necessidades críticas do País. Queremos dar condições para o desenvolvimento de tecnologias corretas e ações concretas”, explicou o presidente da Finep, Luís Fernandes.
Do volume total de recursos, 40% são destinados obrigatoriamente às micro e pequenas empresas, e para garantir o impacto nacional 30% serão para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. A escolha dos projetos levará em conta critérios como grau de inovação, impacto sobre o desenvolvimento e capacidade de crescimento da empresa.
Poderão participar empresas que atuem em cinco grandes áreas: tecnologia da informação, comunicação e nanotecnologia; biodiversidade, biotecnologia e saúde; inovações em programas estratégicos; biocombustíveis e energia; e desenvolvimento social. Essa escolha levou em conta o resultado de diversas consultas feitas junto aos setores público e privado e da análise das respostas de mais de 400 empresas que se submeteram a um questionário de avaliação.
“Queremos ser parceiros no desenvolvimento e no risco financeiro. Apostando nessas áreas, é possível concentrar os esforços para a solução de diferentes problemas da cadeia produtiva, sem dispersão de recursos, analisa o secretário-executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia, Luiz Antonio Rodrigues Elias.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email