Pesquisar
Close this search box.

Fim da Manaus Moderna gera polêmica entre deputados

Mais uma polêmica promete monopolizar, esta semana, os embates entre parlamentares. Desta vez o motivo da briga será o projeto da prefeitura de Manaus de acabar com a Manaus-Moderna, anunciado, no final da última semana, pelo diretor-presidente do Implurb (Instituto Municipal de Planejamento Urbano), Manoel Ribeiro. O projeto pegou de surpresa parlamentares que participavam da audiência pública de autoria do deputado Luiz Castro (PPS), na ALE (Assembleia Legislativa do Estado), que discutia a revitalização da área.
Deputado oposicionista, Luiz Castro disse não ser contra o projeto de transformação da orla da Manaus Moderna em ponto turístico, mas quer uma discussão com a sociedade. Segundo ele, os boatos de que tudo ali seria removido já vinha circulando, e foi oficializado com a notícia publicada nos jornais, deixando feirantes, atracadores, armadores e pessoas que trabalham na área, “a ver navios”, sem que fossem chamados para opinar e discutir.
Segundo Luiz Castro, a própria Antrac (Associação dos Armadores do Transporte de Cargas e Passageiros do Estado do Amazonas), já apresentou proposta do novo porto para atracação dos barcos fluvial e regional, e esse processo está em fase final junto ao Dnit (Departamento Nacional de Transportes e Infraestrutura).
O parlamentar criticou duramente a forma como as decisões estão sendo tomadas em relação à Manaus Moderna, reunindo técnicos e anunciando, como se os trabalhadores fossem ´um câncer’ ou ´um tumor’ a serem removido. “Temos uma constituição, uma lei estadual e um plano diretor que devem ser obedecidos. E observamos que os comerciantes, feirantes e transportadores de cargas não estiveram presentes nessa discussão”, lembrou Castro. “Queremos uma cidade bonita e organizada para a Copa. Também queremos coibir a criminalidade, a prostituição infantil e o tráfico de drogas na área, mas as organizações da área devem ser ouvidas e participar desse processo”, argumentou.

Durante a audiência, as reclamações de Luiz Castro encontraram eco nos representantes de profissionais do transporte de cargas e passageiros. Presidente da Antrac, Alessandra Martins Pontes, disse que o assunto não pode ser decidido dessa forma, pois envolve a metade do interior do Estado. “Temos 280 mil pessoas todos os meses que embarcam e desembarcam de nossas embarcações”, disse.
Alessandra afirmou que há quatro anos a Atrac vem discutindo o assunto, e que a associação faz parte do Grupo de Trabalho (GT) 152, formado pelo Ministério dos Transportes para diagnosticar os problemas do transporte aquaviário e apresentar soluções.
Segundo ela, a solução é a construção de um porto direcionado ao transporte aquaviário na Manaus Moderna, devido à logística do Centro da cidade, importante para o interior, para a rede hoteleira e funcionando do centro.
Alessandra afirmou ainda que o Dnit já publicou edital, no valor de R$ 5 milhões para o projeto do porto e que as maiores empresas estão concorrendo. “Quinze empresas formaram quatro consórcios para disputar”, disse a presidente da entidade, desapontada com o atropelamento do projeto.
A audiência resultou na formação de uma comissão integrada por representante de todos os segmentos que atuam na Manaus Moderna para ir até ao prefeito de Manaus, Amazonino Mendes, discutir a questão. Ligado ao grupo do prefeito, o deputado Liberman Moreno (PHS), comprometeu-se em agendar com o chefe do Executivo municipal, a audiência pública, e se manifestou contra a interferência na Manaus Moderna, sem discussão prévia com todos os segmentos que atuam na área.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar