Filmes para lembrar a infância

Todos nós tivemos a primeira vez. O primeiro beijo, o primeiro amor, a primeira festa, a primeira alegria e, na infância, tivemos nosso primeiro brinquedo, principalmente aquele especial que brincamos, brincamos, brincamos… até quebrar ou desbotar. Nesse ínterim ganhamos mais brinquedos, personagens de nossas fantasias que incrementavam nossas aventuras imaginárias. Quem não teve um cachorrinho ou um gatinho de verdade, de carne, pele e pelos companheiros de nossas epopeias? Qual menino não foi um super-herói e qual menina não foi uma princesa? Quantos bonecos representaram monstros que os meninos destruíam imaginariamente salvando suas princesas. Mas, conforme o tempo foi passando fomos deixando os brinquedos de lado e, gradativamente substituindo-os por outros afazeres como os estudos e o trabalho, alguns com o tempo somente dedicado a esses dois últimos. Pois é, muitos de nós dissemos adeus aos nossos bonecos e bonecas definitivamente. Outros os substituíram por coleções de bonecos, bonecas, miniaturas e por aí vai. Passaram a ser apenas recordações que vez por outra nos remetem àqueles dias da meninice. Lembrando esses momentos resolvi sugerir uma lista sobre filmes infantis que evocam os tempos felizes de nossas infâncias, da transformação de nossos corpos ao longo dos anos, mas que não interferiram em nossas memórias mantendo vivas as crianças que ainda vivem dentro de nós. Essas lembranças afloraram quando vi o terceiro filme da saga Toy Story 3 (2010), onde todos os brinquedos de Andy são doados para uma creche e, sozinhos, ganham vida, como em nossa imaginação, e precisam se virar sem seu dono, e isso inclui Woody, seu companheiro mais fiel. Esse é o primeiro filme que recomendo. Em seguida segue uma lista que tenta atender todos os gostos. Tenham boas recordações. Até o próximo encontro!

Assista um desses filmes infantis:

As Aventuras do Avião Vermelho. Filme brasileiro de animação, com duração de 90 min. Direção de Frederico Pinto e José Maia. Estreou em 2014. No filme o travesso Fernandinho, com 8 anos, após perder a mãe, acaba se tornando um garoto solitário, sem amigos e com problemas de relacionamento com o pai.

Justin e a Espada da Coragem (Justin and the Knights of Valour). Este filme de animação, com duração de 96 min, poderá ser encontrado em DVD. É espanhol e teve sua estreia em 2014, com direção de Manuel Sicilia e roteiro de Manuel Sicilia, Matthew Jacobs. Neste filme, Justin (Freddie Highmore) vive em um reino no qual os burocratas dominam e os cavaleiros estão fora de moda.

Rodência e o Dente da Princesa (Rodencia y el Diente de la Princesa). Para quem pensa somente em princesas europeias, temos nessa animação de 2012. É um filme coproduzido pelo Peru e Argentina, com direção de David Bisbano e roteiro do diretor e de Raquel Faraoni. O filme conta uma história que acontece em Rodência, um reino mágico, situado no meio de um bosque, onde vivem criaturas fantásticas e magos muito poderosos.

Caminhando com Dinossauros (Walking with Dinosaurs 3D). Filme co-produzido pelo Reino Unido, Estados Unidos e Austrália. Estreou em 2014 no cinema e em DVD com 87 min. Direção de Neil Nightingale e roteiro de John Collee, Theodore Thomas. Este é um filme para quem gostava de brincar com monstros.

Tainá 3 – A Origem. Filme brasileiro de aventura infantil de 2011, teve sua estreia em 2013 e foi lançado em DVD em 2014, com duração de 80 min. A direção é de Rosane Svartman e o roteiro é de Cláudia Levay. Neste filme, piratas da biodiversidade invadem a área da floresta amazônica onde vive Maya, jovem índia que é vítima do ataque predatório, deixando orfã a bebê Tainá (Wiranu Tembé).

Natal bom pra Cachorro (Chilly Christmas). Este filme produzido nos EUA, é para lembrar do cãozinho da nossa infância, estreou em DVD em 2012, com 84 min. A direção e o roteiro são assinados por Gregory Poppen. Conta a história de Bobby Cole (Bryson Sams), um garoto de 11 anos, e seu cão Chilly são melhores amigos.

Cinderela. Um filme de aventura, fantasia e romance, produzido nos EUA. Este é para ver no telão do cinema. Um filme para meninas, mas que os meninos também gostam de ver. No filme, depois da inesperada morte de seu pai, Ella (Lily James) é forçada a viver com sua madrasta cruel, Lady Tremaine (Cate Blanchett), e suas filhas Anastasia e Drisella. Apelidada de Cinderela, Ella é obrigada a trabalhar como empregada em sua própria casa, no entanto continua otimista com a vida.

Por Cléber Sanches

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email