Empresa cria tecnologia que diminui filas e prevê quintuplicar faturamento
Para que o varejo diminua a espera do consumidor em filas, a empresa Seed, especializada em tecnologia, desenvolveu um novo sistema que promete decifrar as causas que levam os clientes a perderem tempo na espera pelo atendimento. Com essa informação, o varejista pode desenvolver soluções para diminuir ou extinguir a demora.
Lançado há dois meses, o sistema já foi instalado em 40 locais diferentes de diversas empresas. A expectativa é de que outras 400 instalações sejam feitas até o fim do ano. Com isso, o faturamento da companhia pode quintuplicar, ao passar de R$ 1,1 milhão para estimados R$ 5 milhões anuais.
“A demanda por esse sistema tem nos surpreendido. É um produto novo, mas que ajuda o lojista a resolver um dos maiores gargalos do mercado, que é a fila de atendimento. É o último passo que separa o dinheiro do consumidor com o caixa da empresa. É importante que ele não desperdice esse cliente”, analisa Francisco Forbes, fundador da Seed.
Segundo o empresário, além de ajudar a diminuir o tempo de espera, a tecnologia pode facilitar a criação de estratégias que estimulem o aumento do consumo por parte dos clientes. “O sistema vai dizer quanto tempo cada cliente fica na fila. Se for necessário, pode-se criar mecanismos para diminuir esse tempo. Caso o período de espera não seja um problema, o varejista pode desenvolver estratégias para que o consumidor aproveite mais o tempo livre enquanto não é atendido, por exemplo, adquirindo outros produtos”, explica Forbes.
Como funciona
Sensores e câmeras -que não realizam gravações -reconhecem o perfil do cliente (homem, mulher, criança, idoso), o tempo de espera na fila, os horários de pico e os mapas com as zonas de calor na loja, onde os consumidores passam mais tempo.
A partir dessas informações, o varejista pode calcular o número de pessoas que entram na loja, o horário e o tempo que passam no local. Com isso, pode realizar o cruzamento dos dados com o fluxo de caixa e de saída do estabelecimento. As métricas geradas a partir desse cruzamento é que ajudam as empresas a definir estratégicas na gestão e direcionamento da equipe.
“Todos esses dados captados pelos sensores são fornecidos em tempo real para o varejista. É um controle a mais que ele pode ter sobre os seus consumidores. Pode evitar, assim, que haja desistências nesse momento final da compra”, afirma Forbes.
Os sensores e câmeras são instalados em pontos estratégicos que possam captar a movimentação da fila. O custo para a instalação e manutenção do material, que tem acompanhamento da Seed, varia entre R$ 200 e R$ 300 por fila.
Entre os clientes que já aderiram ao novo sistema estão grandes companhias aéreas brasileiras, afirma Forbes, que preferiu não informar os nomes das empresas.